20 de abril de 2011

19 de abril- Dia do Índio


Crescer, ser criança e nunca 
deixar de ser guerreiro.



Dia do Índio. Qual sociedade é composta por selvagens?

Criança branca pintada de índio em escola de classe média alta é hype. Criança índia desterrada esmolando no semáforo é kitsch. Índio só é fofo se vem embalado para consumo.
Nesta terça, 19 de abril, é Dia do Índio. Data boa para lembrar qual sociedade é, de fato, composta por selvagens. Vamos celebrar:
Dia do Índio se tornar escravo em fazenda de cana no Mato Grosso do Sul
Dia do Índio ser convencido que precisa dar sua cota de sacrifício pelo PAC e não questionar quando chega a nota de despejo em nome de hidrelétricas com estudo de impacto ambiental meia-boca
Dia do Índio armar um barraco de lona na beira da estrada porque foi expulso de sua terra por um grileiro
Dia do Índio ver seus filhos desnutridos passarem fome porque a área em que seu povo produziria alimentos foi entregue a um fazendeiro amigo do rei
Dia do Índio ser queimado em banco de ponto de ônibus porque foi confundido com um mendigo
Dia do Índio ser chamado de indolente
Dia do Índio ter ignorado o direito sobre seu território porque não produz para exportação
Dia do Índio ter negado o corpo de filhos assassinados em conflitos pela terra porque o Estado não faz seu trabalho
Dia do Índio se tornar exposição no Zoológico da maior cidade do país como se fosse bichinho
Dia do Índio ser retratado como praga em outdoor no Sul da Bahia por atravancar o progresso
Dia do Índio tomar porrada na Bolívia, no Paraguai, na Colômbia, no Peru, no Equador, no Chile, na Argentina, na Venezuela porque é índio
Dia do Índio ser motivo de medo de atriz de TV, que acha que um direito de propriedade fraudulento está acima de qualquer coisa
Dia do Índio entender que a invasão de nossas fronteiras é iminente e, por isso, ele precisa deixar suas terras para dar lugar a fazendas
Dia do Índio sofrer preconceito por seus olhos amendoados, sua pele morena, sua cultura, suas crenças e tradições
Enfim, Dia do Índio se lembrar quem manda e quem obedece e parar com esses protestos idiotas que pipocam aqui e ali. Ou será que nós, os homens de bem, vamos precisar de outros 511 anos para catequisar e amansar esse povo?
Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política.

8 de abril de 2011

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL - E UTILIZEM!

O Licenciamento Ambiental é um Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, que foi estabelecida pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. A principal função desse instrumento é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente. A lei estipula que é obrigação do empreendedor buscar o licenciamento ambiental junto ao órgão competente, desde as etapas iniciais do planejamento de seu empreendimento e instalação até a sua efetiva operação.


Na Resolução normativa CONAMA nº 237/97, o Licenciamento ambiental é definido como o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

A licença ambiental é um documento com prazo de validade definido no qual o órgão ambiental estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas pela atividade que está sendo licenciada. Ao receber a Licença Ambiental, o empreendedor assume os compromissos para a manutenção da qualidade ambiental do local em que se instala.

Ou seja, podemos concluir que qualquer projeto que possa desencadear efeitos negativos (impactos ambientais) no meio ambiente precisa ser submetido a um processo de licenciamento. O licenciamento ambiental é a principal ferramenta que a sociedade tem para controlar a manutenção da qualidade do meio ambiente, o que está diretamente ligado com a saúde pública e com boa qualidade de vida para a população.

Assim sendo, conclui-se que o licenciamento ambiental é o instrumento que o poder público possui de controlar a instalação e operação das atividades, visando preservar o meio ambiente para as sociedades atual e futura.

Uma série de processos faz parte do licenciamento ambiental, que envolve tanto aspectos jurídicos, como técnicos, administrativos, sociais e econômicos dos empreendimentos que serão licenciados. Para saber como licenciar um empreendimento é necessário consultar a Resolução normativa CONAMA 237/97, e as Leis e Portarias referentes a Licenciamento do seu estado. No Mato Grosso do Sul, o licenciamento ambiental é regido pela Lei Estadual – MS 2.257 de 2001.

Os principais documentos técnicos de um processo de licenciamento são:

• Requerimento – Caracterização do Empreendimento

• Termo de Referência
• Estudos Ambientais (EIA/RIMA, PCA, RCA, etc)
http://www.licenciamentoambiental.eng.br/tag/estudos-ambientais/
• Projeto Básico Ambiental (PAE, PGRS, PRAD, Programas de monitoramento, educação ambiental, etc).


Fonte: http://www.licenciamentoambiental.eng.br/

Saudadções Anárquicas,
Carol Urt

Revista 22 - Meio Ambiente e Sustentabilidade - Informação para o novo século

Galera,

A pesquisadora Erica Gallucci, do Gvces, fala sobre experiências de educação voltada ao tema da sustentabilidade, e de uma nova disciplina relacionada ao assunto que será oferecida na FGV.


Assista à entrevista no site da revista 22:
http://pagina22.com.br/index.php/2009/12/erica-gallucci-fala-sobre-educacao-para-a-sustentabilidade/
 
Saudações Anárquicas,
Carol Urt

6 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DE ENTENDERMOS O SIGNIFICADO DA ANARQUIA


Cercado de preconceitos o termo ANARQUIA deve ser compreendido de maneira definitiva por todos os integrantes do projeto. Nossa essência anarquista exige que todos tenham compromisso com as demandas que o "Expedições Anarco Pedagógico Atemporais" impõe sobre nossa prática acadêmica, estudantil e educacional. Além disso, quando se pratica a anarquia, cada um deve assumir sua parte no processo de modo a contribuir para que tudo seja encaminhado de maneira competente e altamente organizada. Nenhum anarco monitor, anarco estudante ou anarco educador deve ter dúvidas a respeito do sentido deste termo que ao ameaçar o status quo vigente, calçado no autoritarismo e nos formalismos, sofreu ao longo dos tempos uma grave distorção em seu verdadeiro sentido. Publico abaixo um brevíssimo resumo da história e de alguns fundamentos anarquistas que devem orientar nossas práticas e posturas quando agimos no 'Anarco". Para ser um 'anarco', é preciso ser muito organizado e responsável. 
Luiz Eugenio


Quando falamos em “anarquia”, muitos acreditam que a expressão tem a ver com qualquer evento ou lugar carente de organização. Contudo, essa apropriação contemporânea está bem distante das teorias que integram o chamado pensamento anarquista, estabelecido logo depois que as contradições e injustiças do sistema capitalista já se mostravam visíveis no século XVIII.

Um dos precursores do anarquismo foi William Godwin (1756 - 1836) que, já naquela época, propunha um novo tipo de arranjo social onde as pessoas não estivessem subordinadas à força dos governos e leis. Em sua perspectiva, acreditava ser possível que em um contexto dominado por princípios racionais e equilibrado entre as necessidades e vontades, seria possível conduzir a vida em sociedade. Além disso, também defendia o fim da propriedade privada.

Ao adentrarmos o século XIX, notamos que outros pensadores passam a aprofundar as discussões denatureza anárquica. Entre essa nova leva de teóricos podemos citar as contribuições dadas por Mikhail Bakunin, Joseph Proudhon, Enrico Malatesta, Leon Tolstoi, Max Stirner e Peter Kropotkin. Em geral, todos eles tentaram trilhar os caminhos que pudessem conceber uma sociedade plenamente libertária.

Conforme já salientado, os anarquistas concordavam que toda instituição dotada de poderes impedia o alcance da liberdade. Dessa forma, o Estado, a Igreja e muitos costumes são criticados na condição de verdadeiros entraves para o alcance de um mundo regido por pessoas livres. Paralelamente, as diferenças que identificam as classes sociais também seriam combatidas por meio da extinção das propriedades privadas.

Em uma sociedade desprovida de Estado, a produção e o gerenciamento das riquezas seriam estipulados por meio de ações cooperativistas. Nesse contexto, todos alcançariam condições de possuírem uma vida minimamente confortável e ninguém teria sua força de trabalho explorada em benefício de um terceiro, uma vez que todos devem contribuir igualitáriamente para o resultado final. Logo, a violência e a miséria dariam lugar para um novo mundo regido pela felicidade da ampla maioria.

Assim como os socialistas, os anarquistas acreditavam na expressa necessidade de se realizar um movimento revolucionário que combatesse as autoridades vigentes. Apesar de tal concordância, os anarquistas não acreditavam que uma ditadura do proletariado fosse realmente necessária para que a sociedade comunista fosse alcançada. Em sua visão, a substituição de um governo por outro somente fortaleceria novas formas de repressão e desigualdade.
Por Rainier Costa
Brasil Escola

1 de abril de 2011

Monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan visitou UEMS para definir local e data da expedição de observação espacial

O pátio externo oferece boa visão do horizonte

O acadêmico de Física Tiago Vareiro esteve, nesta sexta na área da Universidade Estadual de MS para apontar qual seria o melhor lugar para o desenvolvimento da atividade de observação espacial a ser realizada em parceria com o anarco. Depois de analisar as hipóteses que estavam disponíveis, Tiago afirmou que o melhor lugar para a observação será no pátio externo da UEMS Unidade Aquidauana. O local apresenta um horizonte mais amplo que as outras opções, além da estabilidade do piso pavimentado, o que é necessário para a otimização das condições de observação espacial. O inconveniente das luminárias acionadas fotoeletricamente será facilmente solucionado com o uso de lanternas posicionadas aos sensores das luminárias. O local ainda é próximo das instalações da unidade, o que facilita a operacionalidade logística da atividade. A data apontada pelo monitor, a partir da observação de condições meteorológicas ideais e eventos cósmicos que enriquecerão a expedição foi apontada par ao dia 06-05-2011. Portanto, a expedição que terá a participação dos estudantes de Jardim acontecerá antes. Foi informado na ultima anarco reunião pela monitora Aline que os jardinenses estarão em Aquidauana no dia 30-04-2011.