21 de agosto de 2011

III ANARCO ESPACIAL: A NATUREZA MOSTROU QUEM É QUE MANDA...



Frio de 2 graus não desanimou a galera


Depois de experimentar o frio da Furna dos Baianos, o grupo seguiu até o Paxixi

A III  Anarco Espacial, organizada numan parceria entre o Clube de Astronomia Carl Sagan, O Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais e a Associação Negra Rural Quilomobla Furna dos Baianos, teve como principal atividade o enfrentamento das intempéries que impediram a visualização espacial. A noite de 19 de agosto foi uma das mais frias do ano, o vento e a chuva temperaram ainda mais o ambiente e os participantes da atividade tiveram que unir forças e recursos para superar a friagem. No entanto com o dia amanhecendo, o visual da furna, e a caminhada até o complexo do Paxixi proporcionaram um pouco mais de reconhecimento da Serra de Maracaju. Acompanhados dos anarcos Nélson e Luiz Eugenio, o grupo pode conhecer o mirante do Paxixi e observar todo o visual espetacular do local. A caminhada serviu para alimentar outros projetos futuros. Desta vez, a natureza mostrou quem é que manda nessa pôrra.....

Direto do mirante do Paxixi, 715 metros acima do nível do mar 

14 de agosto de 2011

I ENCONTRO NACIONAL DE TRILHAS INTERPRETATIVAS - NOVEMBRO de 2011

MAIS UMA CRIAÇÃO DO ANARCO HEITOR.. VAI PRO BRASIL INTEIRO...

ANARCO MONTEIRO REALIZADA: A SATISFAÇÃO DE MAIS UMA ANARCO EXPEDIÇÃO ATÉ A NASCENTE DO JOÃO DIAS

A Escola Municipal Oswaldo Monteiro, da cidade de Jardim esteve em Aquidauana, neste sábado dia 13-08 para participar do projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais. Uma comitiva de aproximadamente 35 elementos, sendo a maioria estudantes do 7º e 8º ano, foram acompanhados pelos anarco monitores Luiz Américo (letras), Luiz Eugenio (história), Nélson(geografia), Eduardo(Geografia), Maria Manes(Geografia) e Edvan (Engenharia Florestal) os quais, submeteram os visitantes ao anarco tratamento, sempre oservando o inusitado e o inesperado no trajeto da trilha que leva até a Nascente do Córrego João Dias. Mais uma vez, o Cacique Alberto, da Aldeia Limão Verde recpcionou os convidados ressaltando a importânica da inciativa dos anarcos e das escolas que não medem esforços para trazer os estudantes até a área para que conheçam um pouco mais da realidade dos Terena da região de Aquidauana. A parceria com a comunidade Terena se estende desde o ano de 2009 quando os anarcos realizaram a primeira trilha interpretativa interdisciplinar até a nascente. "Toda vez que trazemos estudantes até aqui, não deixamos de ressaltar a importância da relação do índio com a natureza e para testar isso eé só observar as condições do local. Aqui o ar é puro, a natureza exuberante e o acreno patrimonial natural e antropológico é um amplo centro de estudo não formal, fora da sala de aula." Destacou o anarco monitor Nélson. A professora Silva (geografia) articulou com os anarcos a expedição ainda no primeiro semestre e a realização da mesma, segundo suas palavras ajuda a agregar vários tipos de conhecimentos aos estudantes de sua escola. A trilhas teve início por volta das 10:30 horas e se encerrou por volta das 13:20 horas. O retorno à cidade de Jardim se deu a partir das 15 horas. Abaixo mais algumas fotos da anarco monteiro.


Igreja de Pedra: 60 anos de história



Beleza da Trilha encanta a todos

'Nelcera': rochas sedimentares, bioindicadores e outras coisas mais
Depois da trilha: sombra e água fresca

Parte da gelerinha do Oswaldo Monteiro: vai ter história pra contar



Fotos: Silvana

10 de agosto de 2011

COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE FARÁ ANARCO EXPEDIÇÃO



                   Através do contato estabelecido pelo anarco monitor Odair (letras UFMS), o colégio Militar de Campo Grande estará marcando uma data para realizar uma anarco expedição nos próximos dias. Odair acompanhou a professora de geografia da isntituição até o Sítio Arqueológico Córrego das Antas e promoveu o encontro desta com o anarco companheiro Jamil para que fossem acertados detalhes como alimentação e acolhida do grupo de estudantes que participarão da trilha interpretativa interdisciplinar que será realizada em breve. Odair informou que a representante do Colégio mostrou bastante entusiasmo com o local e garantiu a participação de seus alunos no anarco. Neste sábado, 13-08, estaremos recebendo mais uma escola da cidade de Jardim(Escola Municipal Oswaldo Monteiro), a qual realizará a trilha interpretativa da Nascente do João Dias, localizada na Aldeia Limão Verde. Ainda em agosto deveremos receber a Escola Municipal Abel Soares de Aragão (Campo Grande) e em setembro será a vez do New Hope de Guia Lopes da Laguna. Ainda está em fase de conversação uma anarco expedição com os estudantes do Instituto Federal do MS (Unidade de Aquidauana) que deverá ocorrer também em setembro, mes que encerraremos a realização de trilhas para que possamos dedicar todo o mês de outubro para os trabalhos de organização do I Encontro Nacional de Trilhas Interpretativas que ocorrerá em novembro, nos dias 12,13,14 e 15.