30 de junho de 2012

Anarco Florestinha: encantos do CERA I e CERA II, participação especial: JABUTI e JARARACA

Neste sábado, 30 de junho realizamos a Trilha Interpretativa Interdisciplinar que leva aos abrigos rochosos dos Sítios Arqueológicos CERA I e CERA II. Durante a caminhada, os monitores Luiz Eugenio, Luiz Américo e Paulinho estimularam a leitura do ambiente e do acervo arqueológico presente nas duas áreas. Além dos anarco monitores, o Cabo PMA Laércio, o Professor Sintra e as Professoras Márcia Rocha e Cláudia Hermínia acompanharam as crianças integrantes do Projeto Florestinha, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental.
O grupo de crianças atendidas pela equipe de educadores era da cidade de Anastácio, moradores do Jardim Independência sendo todas elas estudantes de escolas públicas daquela comunidade. O Projeto Florestinha desenvolve uma série de ações voltadas a Educação Ambiental e Cidadania e atende crianças de diversas comunidades em várias cidades do Estado.
A temperatura elevada não impediu o ânimo do grupo que seguiu do CERA I até o CERA II e no meio do caminho uma Jararaca e um Jabuti abrilhantaram a trilha mostrando quem é que mandava no 'pedaço'. Além de observarem aspectos interdisciplinares relacionados a biologia, engenharia florestal, geografia, geologia, arqueologia, comunicação, cultura e história, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a beleza natural da região do GEMAP-UEMS.
Paulinho compartilhando informações sobre o processo de disputa por luz entre as árvores do ambiente 
Desta ação, foram discutidas entre a equipe do anarco e do florestinha a possibilidade de uma parceria na qual serão realizadas mais ações voltadas à educação ambiental e cidadania. Uma observação astronômica, a Anarco Trilha Espacial será agendada para o mês de agosto e será oferecida a toda a comunidade do Jardim Independência na cidade de Anastácio.
Jabuti, biodiversidade à vista e cara a cara

24 de junho de 2012

AQUIDAUANA: CAPIVARAS OCUPAM PRAÇA DA MATRIZ


Domingo: 24/06/2012.
A degradação ambiental na área em torno do Rio Aquidauana proporcionou mais um espetáculo imbecil, não pelos protagonistas animais é claro. Em Aquidauana, a exemplo das outras cidades por onde o Aquidauana passa, inexistem políticas de preservação ambiental de matas ciliares e outros fatores importantes para a saúde do rio, como a proteção das vazantes e charcos. Aliás, é bom lembrar que o famoso "PIRIZAL", uma grande vazante que existe no centro da cidade encontra-se abandonado, tomado pelo lixo e ocupação imobiliária irregular, mostrando que nesta cidade, a exemplo de muitas outras ninguém cumpre as leis ambientais e nenhuma autoridade competente o faz cumprir. Os olhos se fecham para os problemas mas se abrem para os inusitados espetáculos que ocorrem em decorrência deste descaso. Por conta desta irresponsabilidade, diante das chuvas torrenciais que caíram na semana que passou, o nível do Aquidauana subiu mais de cinco metros e de repente. Este fator inundou as áreas ocupadas pelas capivaras que habitam o entorno da cidade e o jeito que elas encontraram foi invadir a área do jardim da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. O que para muitos é um espetáculo de aproximação destes animais com a sociedade, na verdade é um grito de desespero de um grupo de animais que possui cada vez menos áreas para levar sua vida selvagem. Dezenas de pessoas disputavam na noite de domingo o melhor ângulo pra fotografar as capivaras, no entanto, o "espetáculo" da vida animal na verdade é mais um depoimento em favor da adoção urgente de medidas de conservação ambiental na área do pantanal."CAPIVARAS DO MUNDO... UNI-VOS."

23 de junho de 2012

CAMISÃO ENTRA NA ROTA DAS AÇÕES DO MOVIMENTO "ANARCO CASA"

Reunião emparcerou  Associação de Moradores de Camisão e Anarco Casa
No sábado, dia 23-06, Luiz, Digão e Taís Baes participaram de uma reunião com a nova diretoria da Associação de Moradores de Camisão. Este primeiro contato serviu para que ambas as partes expusessem suas expectativas em torno de uma relação de parceria que será construída a partir de agora. entre as propostas encaminhadas, discutidas e já em fase de organização estão a  realização de uma oficina de reciclagem de papel para a confecção de embalagens para produtos artesanais, uma observação astronômica a ser realizada no mês de julho e a implantação de uma trilha interpretativa interdisciplinar na região. A reunião teve início a partir das 15:30 e terminou por volta das 17:50 horas. 

19 de junho de 2012

Do céu à terra em Jardim - 16-06 e 17-06.

Andréa e a Oficina de Reaproveitamento de Resíduos, compostagem
Simão "brizando" no meio do mato
Grupo "Anarco Casa" na Trilha que leva até o encontro do "Guardinha com o Miranda"

Sábado, 16-06-2012 realizamos Oficinas, contextualizações e observação astronômica na cidade de Jardim. As ações foram realizadas na Unidade da UEMS/Jardim e contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Geografia e Turismo daquela instituição, além de um grupo de estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade. Além da apresentação das ações da Casa da Ciência e dos projetos que ela envolve. NO domingo, foi a hora de conhecer a região do encontro dos Rios Miranda e Guardinha e poder avalizar o potencial do local para a realização de trilhas interpretativas.


13 de junho de 2012

GREVE NA UFMS PODE SER "MIGUÉ" OU "CAÔ"

♫♫♫    MALANDRO É MALANDRO, MANÉ É MANÉ    ♫♫♫
NÓS DO ANARCO APOIAMOS TODO MOVIMENTO DE CONTESTAÇÃO À RIDÍCULA ORDEM SOCIAL E POLÍTICA, A QUAL PROMOVE UM ESTADO DE EXCLUSÃO SOCIAL ESCANDALOSO E QUE ENVERGONHA O POVO BRASILEIRO. NESTE SENTIDO, MANIFESTAMOS NOSSO APOIO IRRESTRITO À MOBILIZAÇÃO DE TÉCNICOS E PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO. NO ENTANTO, ALGUMAS AVALIAÇÕES DO MOVIMENTOM INDICAM A POSSIBILIDADE DE USO ELEITOREIRO DA PAREDE NO CONTEXTO DAS ELEIÇÕES PARA A REITORIA DA UFMS. A HIPÓTESE A SER DISCUTIDA É QUE COM A UNIVERSIDADE ESVAZIADA POR CONTA DO MOVIMENTO, QUAL DOS GRUPOS SERIA  DIRETAMENTE BENEFICIADO NO PLEITO QUE SE APROXIMA? ESTAMOS ATENTOS E ABERTOS A OPINIÕES E CONSIDERAÇÕES A RESPEITO, INCLUSIVE ACENAMOS COM A POSSIBILIDADE DE REAVALIAR NOSSO POSICIONAMENTO, CASO A ADESÃO À GREVE NA UFMS NÃO PASSE DE UM "CAÔ"  OU DE UM "MIGUÉ" DE OPORTUNISTAS DE PLANTÃO. O INVENTOR DO CINEMA DISSE O SEGUINTE: "ASSIM COMO NO MUNDO DOS IGNORANTES, NO DOS GÊNIOS A MALANDRAGEM IMPERA." ANTOINE LUMIÉRE

11 de junho de 2012

TÉCNICOS E PROFESSORES DA UFMS ADEREM À GREVE NACIONAL


A PARTIR DE TERÇA, 12-06, TÉCNICOS, PROFESSORES ADEREM A GREVE NACIONAL DA CATEGORIA. O MOVIMENTO AJUDAR A DESMASCARAR A FARSA DE UM GOVERNO QUE VEICULA EM MÉDIA 40 INSERÇÕES DIÁRIAS NA TV ABERTA DIZENDO QUE ESTÁ LEVANDO A EDUCAÇÃO A SÉRIO. JÁ ESTAVA NA HORA DE MOSTRAR À SOCIEDADE O DESCASO COM A UNIVERSIDADE PÚBLICA E O DESRESPEITO AOS PROFESSORES E TÉCNICOS DE ENSINO SUPERIOR, A MISÉRIA QUE O PAÍS INVESTE EM PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO, SEM FALAR EM QUESTÕES ESTRUTURAIS. COM TODOS OS ESFORÇOS VOLTADOS À MALFADADA EMPREITADA DA COPA DO MUNDO DAS OLIMPÍADAS, O GOVERNO ESTÁ PERDIDO EM MEIO A DUAS FARSAS BEM MONTADAS: A DE QUE O BRASIL TEM POLÍTICA AMBIENTAL E A DE QUE O BRASIL TEM POLÍTICA PARA A CIÊNCIA E PARA  A UNIVERSIDADE PÚBLICA. TAMO JUNTO....

8 de junho de 2012

ANARCO APRESENTADO NA UFGD E NO IFMS/CAMPUS AQUIDAUANA

NA QUARTA, DIA 06 DE JUNHO NOSSO PROJETO FOI APRESENTADO AOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO MS. ALÉM DA HISTÓRIA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA AMPLA APRESENTAÇÃO DE FOTOS DE TODOS OS AMBIENTES EXPLORADOS NAS ANARCO TRILHAS. AO FINAL, OS PROFESSORES DO IFMS SE COMPROMETERAM A REALIZAR UMA TRILHA COM OS ESTUDANTES NO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO. NO DIA 07, FOI A A VEZ DO ANARCO SER APRESENTADO NO I CONGRESSO IBERO AMERICANO DE ARQUEOLOGIA, ETNOLOGIA E ETNOHISTÓRIA, REALIZADO NA UFGD. NA OCASIÃO, O ARTIGO INTITULADO "TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO TERENA" SUGERIU AOS PRESENTES A POSSIBILIDADE DE FORTALECIMENTO DA POSSE DO TERRITÓRIO INDÍGENA POR MEIO DE AÇÕES QUE VISEM O DESENVOLVIMENTO SÓCIO AMBIENTAL DE TAIS ÁREAS.

5 de junho de 2012

ANARCO ODAIR: RECEBA OS PARABÉNS DOS ANARCOS. MILHARES DE ANOS LUZ DE VIDA

HOJE É ANIVERSÁRIO DO ODA. GRANDE CONSTRUTOR
DO ANARCO E NESTES QUATRO ANOS DE TRABALHO, MUITO DE SUA CONTRIBUIÇÃO ESTÁ PRESENTE EM NOSSAS AÇÕES.

1 de junho de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE VAI TER ANARCO PRA TODO LADO

 Página Inicial

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: 
ANARCO EM DOIS EVENTOS 

Na Semana do Meio Ambiente do I F M S - Câmpus Aquidauana, haverá, no dia 06-05 pela manhã, a apresentação do Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, na qual dois representantes falarão sobre o tema: 'Trilhas Interpretativas como instrumento de educação ambiental e patrimonial". Em Dourados, no dia 07-05, no Câmpus da UFGD, será apresentado o artigo: "Trilhas Interpretativas Interdisciplinares como instrumento de reconhecimento e valorização do território Terena", o qual consiste num relato da experiência do grupo ao realizar trilhas na área da Nascente do Córrego João Dias, na Aldeia Limão Verde. Em Dourados, o Congresso Ibero Americano de Arqueologia, Etnologia e Etno História reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior para as discussões em torno da temática do evento.