28 de setembro de 2013

SEXTA E SÁBADO... ANARQUIA NO ECÓTONO

Nesta sexta,27 e no sábado 28 realizamos duas trilhas interpretativas interdisciplinares. A Escola Estadual Cel. Rufino da Cidade de Jardim, esteve na trilha do Sítio Arqueológico Córrego das Antas com uma turma de estudantes do ensino fundamental na sexta feira. Na ocasião foram observados e discutidos diversos fatores relacionados aos aspectos naturais, patrimoniais e culturais da localidade. O grupo ainda saboreou um legítimo carreteiro pantaneiro na residência do nosso anarco parceiro Jamil. Cerca de 40 integrantes, entre estudantes, professores, monitores e convidados participaram desta atividade. Um grupo de acadêmicas de pedagogia, as quais estão elaborando um trabalho a respeito do patrimônio cultural da cidade também participaram e acompanharam a anarco metodologia. Já no sábado, 28, foi a vez dos estudantes do ensino médio da Escola Estadual Cândido Mariano conhecerem a trilha do Sítios CERA I e CERA II. Na ocasião, além do elemento patrimonial cultural, o acervo natural da área foi analisado e apresentado durante a caminhada. O grupo foi mais uma vez organizado pelo Professor Marlon que já se tornou um membro do anarco e um dos articuladores de nossas atividades. O grupo observou e discutiu fatores ambientais de natureza hidrológica, podológica, geológica, físico-químicos, arqueológicos, biológicos em meio a uma natureza que mudava a cada espaço visitado da mata. Os monitores Tarcísio, João, Carolina, Gabriel, Daniel, Borel, Moniele, Simão, Luiz, Renan, Odair, Maicon, Yanne, Anderson Miranda, e os colaboradores que auxiliaram nestes dois dias de anarquia estendemos nossos agradecimentos e compartilhamos a certeza de que o ECÓTONO É NOSSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

IMAGENS DE SEXTA: CEL. RUFINO - FURNA DOS BAIANOS

Atividade de Sexta teve a participação das acadêmicas de Pedagogia






Escola Cel. Rufino de Jardim sempre presente no anarco


IMAGENS DE SÁBADO-Escola Cândido Mariano-CERA I e II

Águas, águas que contribuem para o equilíbrio hidrológico da região

Sentido CERA II-a vegetação muda lá em cima


Educação Ambiental e Patrimonial, Ensino Informal de Ciências no meio do mato é mais legal
Sangue novo no anarco... novos olhares... novos temas...

Turma do Cândido e os professores que toparam a parada...
educação para a liberdade e consciência patrimonial

Todo mundo tá vendo o Gabriel alí de boné e camisa de manga longa né??? Este é o cara...

24 de setembro de 2013

ANARCO DOAÇÃO... SEM PALAVRAS... É PERFEITO

Recebemos, a título de doação da Ana Cristina e do Marcelo a máquina da foto. Este é nosso...Em perfeitas condições, estamos preparados para continuar com as ANARCO TRILHAS ESPACIAIS. De fabricação portuguesa o telescópio FIRSTLINE irá nos dar uma bela condição de visagem. que o céu nos aguarde...Em outubro iremos fabricar o Telescopião sob o comando e orientação do Mestre Lionel. Mais os dois fabricados pelos monitores, teremos nossa capacidade de trabalho ampliada. Bota fé que dá certo.



TEMOS QUE BATIZÁ-LO URGENTEMENTE NUMA DAQUELAS ANARCO CERIMÔNIAS

17 de setembro de 2013

NOVEMBRO: II ANARCO ESPELEO, TÁ NA HORA DE REVISITAR OS SUBTERRÂNEOS

Com o apoio do GEOPARK SERRA DA BODOQUENA, em novembro iremos realizar a II Anarco Espeleo na cidade de Bodoquena. Os contatos já estão sendo firmado e parcerias importantes serão celebradas para viabilizar a atividade. A proposta de andar no COSMOS com as trilhas espaciais, sobre a SERRA com as anarco trilhas, e embaixo dela com as ESPELEO TRILHAS será mais uma vez vivenciada pelos anarcos. Ciência popular, Educação Ambiental e Patrimonial, Cultura e Solidariedade na veia. Participe e contribua para o fortalecimento de nosso projeto.

EM CIMA

MUITO MAIS PRA CIMA... NO CÉU

EMBAIXO....

15 de setembro de 2013

DE JARDIM A CHAPADÃO: "TÁ IMPREGNANDO...."

Depois de adentrar em território amazônico, foi a vez de "anfitriarmos". E tratou-se de uma verdadeira anarquia. Desta vez, recebemos no sábado pela manhã o Colégio Girassol da cidade de Jardim. O grupo foi direto à Furna dos Baianos e realizou a Trilha Interpretativa Interdisciplinar monitorados pelos monitores e foram observadas as alterações na paisagem que decorrem do período prolongado de seca. Além disso, o acervo patrimonial cultural arqueológico foi apresentado aos estudantes e a equipe de professores que organizou a atividade. Enquanto isso, a Escola Estadual Augusto Krugg, da cidade de Chapadão do Sul, distante 510 Km de Aquidauana, já se encontrava na cidade e era acompanhada na zona urbana por outra equipe do anarco por uma trilha urbana. Foram visitados o acerco arquitetônico das imediações da igreja Matriz, onde o coordenador da comunidade, Professor Ipojucan Prade, expôs uma parte da história dos redentoristas na região. Em seguida o grupo se dirigiu até a Base de Pesquisas da UFMS onde pode conhecer o "Buraco da Ester". Em seguida uma passagem na estação ferroviária, almoço, visita ao Parque da Lagoa Comprida e daí para a Furna dos Baianos. Em todas as paradas, foram apresentados aspectos relevantes da história de Aquidauana e também informações a respeito da região e da comunidade. Os ônibus, Jardim/Chapadão, se cruzaram na altura do Morro do Paxixi e enquanto um grupo ia embora o outro chegava para montar o acampamento. Nuvens ocuparam o céu e a observação astronômica foi adiada para uma viagem que faremos a Chapadão do Sul, local onde iremos estrear nosso telescopião a ser confeccionado em Bauru ainda no mês de outubro. Na manhã de domingo, foi a vez da Augusto Krugg participar de uma anarco trilha. Os anarco monitores observaram e expuseram ao grupo diversos aspectos florísticos, faunísticos, e temas de relevância patrimonial. A importância de receber as escolas de Jardim e de Chapadão num mesmo final de semana expõe a capacidade que o projeto tem desenvolvido em promover as ações, sempre em torno de princípios autogestionários e de cooperação... Ciência no meio do mato, cultura, solidariedade e reconhecimento do patrimônio.... CONHEÇA O ANARCO!!!!
Equipe do Girassol de Jardim: pronta pra sair





ANARCO 2013: NOVOS CARAS, NOVAS CARAS



CONHECENDO O ECÓTONO, ALI, NO LUGAR, SEM DATA SHOW....

E  NO PERÍODO DA TARDE A ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO KRUGG NETO DE CHAPADÃO DO SUL FOI RECEBIDA E PARTICIPOU DAS ANARCO ATIVIDADES.

DISCUTINDO O LOCAL: POR QUE? PRA QUÊ E COMO?





ACAMPAMENTO MONTADO NA ÁREA DO JAMIL


5 de setembro de 2013

ANARCO AMAZÔNIA: MAIS UM MARCO NA HISTÓRIA DO NOSSO PROJETO - DO PANTANAL À AMAZÔNIA




Pernoite no planetário da UFG em Goiânia permitiu o visita ao acervo do local

Astrolábio exposto no Planetário da Universidade Federal de Goiás


Durante doze dias, quatro membros de nosso grupo, Simão, Borel, Moniele e João tiveram a oportunidade de conhecer uma parte da floresta amazônica e um pouco da vida das comunidades insulares do lago da hidrelétrica de Tucuruí, PA. A atividade é fruto de uma parceria com o GEA-Grupo de Estudos da Amazônia da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e deveremos receber pesquisadores do grupo aqui na nossa região par fortalecer o intercâmbio e cooperação acadêmica entre os dois grupos de pesquisa, ensino e extensão. A viagem custeada por colaboradores do Anarco e pelos próprios participantes proporcionou importantes ações de reconhecimento e tomada de consciência a respeito da região visitada pelos anarcos. Está em gestação a segunda Anarco Amazônia a ser realizada no ano de 2014
Castanheira de aproximadamente trinta metros de altura e uns duzentos de "rodo"

Peixes assando são conhecidos por "mapara" abundante na região

Simão, Mony e o Borel numa canoa estamos indo buscar umas taboas para construção de uma passarela na frente de uma das casas

Construção de uma casa para o vizinho tem que estar pronta antes da chuvarada.

Mony coletando leite de "amapara" fonte alimenticia dos ribeirinhos que não podem comprar leite de mamiferos



Visual do local no entardecer amazõnico

GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS OS PROFESSORES QUE
 COLABORARAM COM DOAÇÕES EM DINHEIRO PARA AUXILIAR NA VIABILIZAÇÃO DA ANARCO AMAZÔNIA. TAMBÉM AOS PARCEIROS E MONITORES QUE MAIS UMA VEZ FORTALECERAM NOSSA AUTONOMIA E LIBERDADE DE ATUAÇÃO.