O mês de junho está com a agenda de atividades fechada. Ao todo, três atividades estão marcadas com turmas de escolas públicas da cidade de Jardim MS. Ao todo, cerca de 150 estudantes estarão envolvidos nas atividades a serem realizadas neste próximo final de semana e as três trilhas agendadas para o mês de junho. Participe e ajude a estimular o reconhecimento de nosso patrimônio natural. Acompanhe as informações pelo facebook pois o Jéferson e o Victor estão marcando uma reunião para esta semana com o intuito de darmos início as ações deste ano de 2016.
9 de maio de 2016
5 de maio de 2016
Dom Bosco de Jardim participará novamente de uma anarco trilha
![]() |
| Alunos do Dom Bosco em trilha realizada no ano de 2013 no Sítio Arqueológico CERA |
Mais uma vez o Colégio Dom Bosco da cidade de Jardim irá participar das nossas atividades. O professor Alex, velho companheiro do anarco mais uma vez promove a atividade e trará mais um grupo de estudantes.Dessa vez, a anarco trilha será realizada no Sítio Arqueológico Córrego das Antas na data de 04/06 de 2016. Contamos com a presença dos monitores para o sucesso da atividade. Na próxima semana, entre os dias 09 a 13/05 iremos realizar a primeira reunião do ano, a qual está sendo organizada pelos anarco Jeferson e Victor Hugo, Interessados em participar do projeto procurem contato com o Jeferson no curso de biologia e com o Vitor Hugo do Turismo/História.
23 de abril de 2016
2016 vai começar, tem trilha dia 07/05
Em seu VIII ano de atividades o Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais irá reiniciar suas atividades. Neste ano teremos a coordenação do Professor Ms. Víctor Hugo Mariusso do curso de Turismo da UFMS/CPAQ além dos membros já conhecidos da organização do projeto. Esperamos a adesão de novos monitores como ocorre todo ano. O projeto terá uma grande novidade este e que se configura num verdadeiro desafio. Trata-se da base que foi obtida mediante termo de cooperação científico a ser celebrado com a Prefeitura da Cidade de Anastácio por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável daquele município. A nova anarco base, encontra-se na rodovia que leva à Colônia Pulador, próxima à válvula TBG do Gasoduto Bolívia Brasil e necessita de alguns reparos que teremos que viabilizar com recursos próprios e principalmente com a colaboração de nosso parceiros. O professor Paulo Boggiani, por exemplo, já fez sua doação para a compra de um vaso sanitário e uma pia para a reforma de um dos banheiros. Temos a certeza que conseguiremos o restante do material para concluirmos os reparos o mais rápido possível. Na base já temos algumas iniciativas confirmadas para serem desenvolvidas como um observatório astronômico a céu aberto, uma sala de leitura, um viveiro de espécies nativas além de um experimento de agrofloresta com a realização de um encontro no final do mês de maio. Além disso, a base servirá pra a recepção das escolas que virão de outras cidades, com uma boa cozinha poderemos preparar as refeições dos visitantes e até servir de alojamento para atividades mais prolongadas. AS anarco trilhas continuarão sendo realizadas nas áreas de costume, Furna, Limão Verde e UEMS. Já está marcada para o dia 07 de maio a primeira anarco trilha do ano com estudantes do sexto ano da escola CEJAR. 21 de novembro de 2015
Cerca de 900 estudandes participaram de alguma anarco atividade em 2015. Em 2016 tem mais....
Demos início as atividades no mês de abril com a realização da trilha interpretativa interdisciplinar que demanda até a Caverna dos Morcegos , o Mirante da Torre do Morro Vigia e à Nascente do Córrego João Dias. Na ocasião, a abertura das atividades se deu com a EE Cel. Juvêncio da Cidade de Jardim, mais uma vez sob a coordenação do nosso parceiro professor Alex. Em duas atividades realizadas no mês de abril foram mais de 80 estudantes atendidos. Em maio, com o apoio do Grupo de Estudos de Morcegos da UCDB foi ministrada, in loco uma oficina de estudo sobre Quirópteros, com o objetivos de aprimorar nossa atividade no ambiente em que vivem estes animais de fundamental importância para a reposição da flora do cerrado.
No mês de maio foram várias atividades, seis ao todo que envolveram trilhas, observação do céu e oficina. Ao todo, somente em maio, mais de 250 estudantes puderam participar de alguma das ações realizadas pelo grupo, sempre enfatizando aspectos relacionados à educação científica, educação ambiental e patrimonial. Em maio algumas das escolas atendidas foram o IFMS/Câmpus Aquidauana (CERA/UEMS) e a EE Antônio PInto Pereira de Jardim, além do grupo desbravadores da Igreja Adventista de Aquidauana. O estaque do mês foi para o dia 11 no qual ocorreram duas atividades simultâneas, na Aldeia Limão Verde e na Furna dos Baianos.
Em junho mais trilhas e numa delas uma polêmica entre os monitores chamou a atenção. Afinal a Langsdorf é vegetal ou fungo? Neste mês, cerca de 100 estudantes atendidos em três atividades, mostrando uma boa capacidade de renovação entre os monitores. Acadêmicos de várias áreas nos procuram para participar do anarco e trazer novos temas e novas abordagens a serem trabalhadas durante as trilhas.
Em julho foi a vez da EE Indígena Guilhermina da Silva, da cidade de Anastácio realizar as trilhas do CERA e da Aldeia Limão Verde, num conjunto de ações que mobilizaram mais de 120 estudantes daquela escola além das equipes de monitores que os acompanharam. Ao todo, mais de 200 Km entre deslocamento de ida e volta e de trilhas foram efetuados pela Guilhermina neste ano de 2015 nas anarco atividades. Também atendemos em julho os estudantes do Centro Cristão de Ensino que pela primeira vez participou de uma anarco trilha.
Novamente a EE Augusto Krug Neto de Chapadão do Sul veio a Aquidauana para a realização de mais um conjunto de atividades com nosso projeto. Dessa vez, além da Furna dos Baianos local onde o grupo ficou acampado e realizou a trilha, foi visitado o Sítio Arqueológico CERA I e CERA II.
Em setembro realizamos atividades com os grupos mais distintos possíveis. Estudantes do ensino fundamental, ensino médio, escola rural e técnica forma alguma das modalidades que se fizeram presentes no anarco durante este período. O mês foi um dos mais movimentados da nossa história e neste tempo mais de 250 estudantes participaram de alguma de nossas atividades, sendo trilhas interpretativas, oficinas e observação do céu. Também recebemos, pela segunda vez no ano o Colégio Girassol de Jardim na furna dos Baianos.
Em outubro fizemos trilha com o pessoal do PIBID/História e ainda com a EE Alziro Lopes da cidade de Guia Lopes na Aldeia Limão Verde. Em todas estas ações, diversos aspectos inerentes ao nosso patrimônio natural e cultural foram tratados, discutidos e observados. Sob vários pontos de vista e a partir das variadas áreas de conhecimento participantes do projeto. Para nós, a interdisciplinaridade tão falada e discutida nos últimos tempos principalmente nas licenciaturas, é apenas a principal estratégia de nosso trabalho, está na nossa origem e na maneira como atuamos, não se trata portanto de algo difícil ou misterioso como querem alguns, ou ainda, algo que careça de profundas e infindáveis discussões. Trata - se de algo que ao entrar no anarco o acadêmico já percebe ser viável e altamente prático. Desde nossa primeira trilha em 2009 até a última agora recentemente demos um exemplo aos burocratas de plantão que sem recurso, sem apoio institucional e sem muita formalidade conseguimos apresentar nosso patrimônio aos estudantes da educação básica, a pesquisadores e a acadêmicos dos vários campos do conhecimento, sempre oportunizando discussões importantes a respeito dos temas variados que sempre surgem durante nossas caminhadas. RESULTADOS? Ora... ora... quem tem para apresentar? Se nós que percorremos tantos Km nesta serra, sempre em grupo e discutindo muito, temos dificuldades para mostrar, imagine quem vive em laboratório ou afundado na "teoria"? Em 2016 vamos nos preparar para fazer ainda mais e proporcionar a única alternativa de extensão e pesquisa onde o acadêmico não precisa trabalhar para o interesse do seu ""orientador", onde a partir do anarquismo epistemológico seja possível pensar, pesquisar e dialogar livremente. Até mais, até 2016.
![]() |
| Fota da primeiro Trilha Interpretativa Interdisciplinar realizada em 2009. Daqui há pouco, vai dar pra estudar até diferenças no vestuário da galera..... |
1 de outubro de 2015
Trilhas com o pessoal do PIBID/História ocorreram pela manhã e a tarde
A atividade realizada no dia de hoje,01/10 serviu para apresentar nosso trabalho no campo da Educação Ambiental/Patrimonial ao pessoal do PIBID/História. Foram efetuadas diversas abordagens a respeito do patrimônio em suas várias modalidades, Os acadêmicos forma divididos em dois grupos sendo um pela manhã e outro no período da tarde. Na página do anarco no face está postado uma vasta coletânea de fotos da atividade. NO dia 10/10 teremos duas trilhas simultâneas. Na Aldeia Limão Verde iremos com o pessoal da EE Alziro Lopes que teve a trilha adiada neste final de semana por conta das chuvas. E o Colégio Dom Bosco vai para a Furna dos Baianos. Vamos nos organizar e fechar com chave de ouro nossos trabalhos em 2015.
![]() |
| Estes aí tão com uma pinta de quem vai virar anarco |
Assinar:
Postagens (Atom)





















