23 de agosto de 2015

Escola Augusto Krug, realizou anarco trilhas da UEMS e do Córrego das Antas

Os estudantes da EE Augusto Krug de Chapadão do Sul chegaram em Aquidauana por volta das sete da manhã do sábado, 22/08. Foram recepcionados na EE Geraldo Garcia onde tiveram um café da manhã. Em seguida realizaram a trilha interpretativa interdisciplinar até o Sítio Arqueológico CERA I, ocasião em que a equipe de anarco monitores estimulou a interpretação do patrimônio natural e cultural da área. Após o almoço o grupo seguia até o Distrito de Piraputanga e no final da tarde foi montado o acampamento na Chácara dos Mirantes, localizada na comunidade quilombola Furna dos Baianos. Na manhã de domingo, foi realizada a trilha do Sítio Arqueológico Córrego das Antas. Os monitores puderam compartilhar diversos conhecimentos nas variadas áreas abrangidas pelo projeto. No próximo sábado, 29/08, estaremos na Aldeia Limão Verde para mais uma anarco trilha até a caverna e à nascente do João Dias com a EE Cândido Mariano de Aquidauana. Verifique a anarco agenda no blog e confirme sua presença.










Fotos : Adélia

12 de agosto de 2015

PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, ESCOLA DE CHAPADÃO DO SUL PARTICIPA DO ANARCO

DIA 22 DE AGOSTO, SÁBADO, RECEBEREMOS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO A ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO KRUG NETO DA CIDADE DE CHAPADÃO DO SUL. OS ESTUDANTES SERÃO RECEBIDOS NA EE GERALDO GARCIA \(CERA) PRA UM CAFÉ DA MANHÃ E EM SEGUIDA A REALIZAÇÃO DA TRILHA INTERPRETATIVA INTERDISCIPLINAR AOS SÍTIOS CERA I E II. NO PERÍODO DA TARDE OS ACOMPANHAREMOS NUMA PASSEIO NO DISTRITO DE PIRAPUTANGA ONDE SERÃO RECEPCIONADOS POR UM GRUPO DE ESTUDANTES DA GERALDO MORADORES DO DISTRITO. A NOITE ACONTECERÁ O ACAMPAMENTO NA CHÁCARA DO JAMIL COM OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA E JANTAR. NA MANHÃ DE DOMINGO REALIZAREMOS A TRILHA INTERPRETATIVA INTERDISCIPLINAR ATÉ O ABRIGO ROCHOSO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO CÓRREGO DAS ANTAS. RETORNO NO DOMINGO PELA MANHÃ. OS MONITORES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO ACAMPAMENTO DEVEM AVISAR AO VITOR HUGO COM ANTECEDÊNCIA.

7 de julho de 2015

TRILHAS DA UEMS e do LIMÃO VERDE FORAM VISITADAS NOS DIAS 20 e 27/06

No dia 20 de junho a EE Indígena Guilhermina da Silva esteve na Trilha da UEMS acompanhada de uma equipe do Anarco e também por monitores do Geopark Bodoquena/Pantanal. O traçado da trilha teve diferenças em relação ao que exploramos no projeto há sete anos e neste sentido a atividade trouxe alguns aspectos novos a serem trabalhados nas próximas oportunidades. A professora Évelin da Guilhermina mais uma vez promoveu a atividade com seus alunos, envolvendo professores das demais áreas de conhecimento, fortalecendo assim nossa proposta interdisciplinar de educação ambiental/patrimonial. Na oportunidade, além dos aspectos ambientais e de patrimônio natural observados, o grupo ainda visitou os dois abrigos rochosos e pode refletir sobre os vestígios deixados pelos grupos caçadores coletores que ocupavam a região há aproximadamente 2 mil anos AP.                
                                              fotos da EE Indígena Guilhermina da Silva




Já no dia 26/06 foi a vez do Centro Cristão de Ensino conhecer a Nascente do Córrego João Dias na Aldeia Limão Verde. Na ocasião, nosso grupo pode discutir com os estudantes aspectos antropológicos, ambientais e patrimoniais observáveis durante a trilha. A visita contou com a participação de toda a equipe de professores do ensino fundamental e coordenação pedagógico, tendo início por volta das 08 horas e término ao meio dia.  Ao todo, cerca de 50 estudantes participaram da trilha interpretativa interdisciplinar.       
                                                        fotos do CCE no Limão Verde




*AVISAMOS QUE NESTE SÁBADO, DIA 10/07 IREMOS A ALDEIA LIMÃO VERDE PARA REALIZAR ANARCO TRILHA COM OS JOVENS DA PATRULHA MIRIM DA CIDADE DE JARDIM. MAIORES INFORMAÇÕES COM VITORUGO.... 

**AVISAMOS TAMBÉM QUE NOSSA VIAGEM A SÃO PAULO FOI ADIADA POIS NÃO TEMOS, NO MOMENTO RECURSOS, DINHEIRO, MONEY, BARBANTE, ARAME, TROCO PARA CUSTEARMOS PARTE OU TOTALMENTE AS DESPESAS DA ATIVIDADE, NO ENTANTO, O CONVITE DO PROFESSOR PAULO BOGGIANI ESTÁ CONFIRMADO E PODEREMOS ORGANIZAR ESTA ATIVIDADE NO SEGUNDO SEMESTRE.

14 de junho de 2015

Trilha do Colégio Girasol teve polêmica sobre Langsdof

Anarco Oda... brisando entre significados e significantes.....
Neste sábado, os anarco realizaram a Anarco Trilha do Sítio Arqueológico Córrego das Antas, localizado na Chácara dos Mirantes, Comunidade Quilombola Furna dos Baianos, no Distrito de Piraputanga, distante 34 Km de Aquidauana. O Colégio participou pela terceira vez de nossas atividades e novamente o professor Jùnior, biólogo formado no CPAQ/UFMS coordenou o grupo de cerca de 40 estudantes da educação básica que participaram da atividade. A trilha contou com alguns aspectos interessantes, entre eles, o retorno de Odair, (letras) o qual sempre oferece uma reflexão importante acerca de eventuais significados e significantes presentes nas pinturas rupestres do abrigo rochoso. Além disso, a presença da Érica (biologia) que está cada dia mais integrada ao grupo permitiu que todos refletissem a respeito dos líquens e fungos que tomam conta do interior do abrigo nesta época do ano. A equipe ainda contou com novos integrantes que aos poucos vão conhecendo o projeto e nos ajudando a construir subsídios científicos e culturais para a educação ambiental e patrimonial na região da Serra de Maracaju. Nosso sinceros agradecimentos ao Jamil que mais uma vez nos acompanhou durante toda a atividade, testemunhando e contribuindo para uma melhor percepção da patrimônio natural e  cultural da região. Atenção monitores: observem a anarco agenda ao lado para se organizar e participar das nossas próximas trilhas marcadas ainda para o mês de junho.








O POMO DA DISCÓRDIA.. NAELMO E ÉRICA POLEMIZARAM NA TRILHA .
ISSO É O ANARCO... PARABÉNS AOS DOIS... 





3 de junho de 2015

Anarcos realizaram oficinas em Taunay na manhã de quarta

Ao todo foram quatro oficinas realizadas na manhã de hoje no Distrito de Taunay. O grupo de monitores, Luiz, Claudiney, Gabriel, Estéfany, Érica e Anderson produziram as oficinas de Observação do Sol, Análise de Qualidade da Água, Trilha Interpretativa Interdisciplinar e Produção de Mudas de Espécies Nativas a convite da Escola Municipal Visconde de Taunay. Juntamente com os professores os monitores atuaram junto aos estudantes do ensino fundamental e deslocaram os mesmo entre as atividades. A ação fez parte da Semana do Meio Ambiente da escola e teve como ênfase a compreensão do Patrimônio Natural da região. A atividade atendeu cerca de cem estudantes de todas as etapas do ensino fundamental, com crianças de idade entre 07 e 15 anos, todos moradores da localidade.