fotos: kenia caroline
31 de maio de 2010
30 de maio de 2010
ANARCO DO DIA 29 FOI MOMENTO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES AQUIDAUANENSES E JARDINENSES
fotos: bruna
Cooperação para garantir a segurança de todos.
Estudantes que já conheciam o ambiente orientavam os demais.
Subida de quase três metros exige cuidados e organização
A caminhada foi organizada e seguida de perto pelos monitores
De mãos dadas e rumo ao topo...
o visual do platô os esperava
Estudantes jardinenses
'ocupam' o abrigo de rocha do CERA I
A 'anarco' deste sábado foi marcante pois além do aspecto pedagógico, científico e de pesquisa que está na alma do projeto, ocorreu a integração entre três comunidades estudantis, o Dom Bosco de Jardim e a Escola Estadual Geraldo Garcia de Aquidauana, além dos estudantes do CEPA. A caminhada proporcionou que momentos de descontração e integração ocorressem bem aos estilo anárquico que o projeto estimula. Em alguns momentos os cuidados inerentes às dificuldades e obstáculos que o ambiente apresenta necessitava de ampla colaboração entre os estudantes. Não deu outra, prevaleceu o espírito 'anarco'.
ANARCOS PODE SE TRANSFORMAR EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FEDERAL
fotos: bruna
Estudantes ouvindo explicações dos biólogos
à frente do curso d'água localizado ainda no início da trilha
Descontração dos 'anarcos' antes da saída da Geraldo Garcia
Reunião de apresentação dos monitores
e orientações a respeito da caminhada
'Anarcos" em plena prática da caminhada
Biólogos compartilhando saberes com os 'anarcos'
O Projeto Expedições 'Anarco-pedagógico-atemporais' caminha para se transformar em um projeto de extensão universitária. O caráter científico, de pesquisa e de prática pedagógica da atividade o habilita para a extensão. Os monitores da Universidade Federal de MS que participam das 'anarcos' estão se organizando para que o projeto seja acolhido na instituição e passe integrar a área de extensão. Com esse passo, o projeto avança em alguns pontos como por exemplo a certificação das horas-atividade dos acadêmicos monitores que passaria a ser certificada pela UFMS. Atualmente as horas são atestadas pela Escola Estadual Geraldo Garcia, base do projeto. Para o reconhecimento dos atestados, todos os departamentos da UEMS e da UFMS envolvidos são contactados para que haja o reconhecimento da participação dos respectivos acadêmicos. A articulação rumo a extensão poderá abrir a possibilidade futura de captação de recursos necessários à realização das 'anarcos'. Dentro de mais alguns dias mais informações serão repassadas aos monitores a respeito dos encaminhamentos dados neste sentido. A última 'anarco' realizada no sábado dia 29-05, qual reuniu estudantes do CEPA, da Geraldo Garcia e do Colégio Dom Bosco de Jardim.
29 de maio de 2010
EXPEDIÇÃO DE 29-05 TEVE DE SER DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS CADA UM COM CERCA DE 40 INTEGRANTES
fotos: jacler
TRECHO QUE EVIDENCIA CARACTERÍSTICAS DAS ROCHAS
DA REGIÃO LOCALIZADO NO MEIO DO CAMINHO ENTRE O CERA I E O CERA II
RUMO AO CERA II... SOL A PINO DESAFIOU
OS ANARCOS... NINGUÉM 'ARREGOU'!!!
TRECHOS EM QUE SÓ É POSSÍVEL
SUBIR UM POR VEZ E COM O USO DE CORDAS
ESTUDANTES E MONITORES NO PLATÔ....
'PISANDO' EM MILHÕES DE ANOS
A GALERA SEGUINDO AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO CERA II
29-05 O DIA QUE OS ESTUDANTES 'OCUPARAM' O ABRIGO DE ROCHA DO SÍTIO CERA I
ANARCO DESTE SÁBADO -29/05- REUNIU ESTUDANTES DO CEPA - GERALDO GARCIA E DOM BOSCO
A expedição marcada para este sábado, 29, envolveu estudantes do CEPA, da Geraldo Garcia e do Colégio Dom Bosco de Jardim. A atividade foi realizada num verdadeiro clima de aventura. O grupo, aproximadamente 80 estudantes além dos monitores, foi dividido em duas turmas. Os monitores acompanharam os estudantes até os abrigos de rocha localizados na Serra de Maracaju, dentro da área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Durante a caminhada ocorreram as paradas pedagógicas, nas quais aspectos ambientais, patrimoniais, biológicos, geológicos, geográficos, florestais e históricos eram abordados pelos monitores. Professores do Colégio Dom Bosco também participaram da trilha e a presença deles valorizou ainda mais o envolvente momento 'anárquico' de construção de conhecimento. A escola Jardinense retornou a sua cidade por volta das 15:30 h e os estudantes do CEPA - Geraldo Garcia deixaram a escola por volta das 14:30 h. A atividade se deu em clima de aventura, muitos estudantes ainda não conheciam a área e puderam verificar todo o potencial pedagógico, científico e arqueológico da área visitada. Uma experiência marcante para todos que tiveram a oportunidade de participar. Em instantes estaremos publicando as primeiras fotos da segunda anarco do ano, a última de 2010 na área da UEMS. O Colégio Dom Bosco irá produzir um documentário com imagens da atividade, relatando toda a experiência vivenciada em Aquidauana. Dentro de um mês, estaremos realizando mais uma expedição. Desta vez o destino será o Sítio Arqueológico Córrego das Antas, localizado na região conhecida como Furnas dos Baianos, no Distrito de Piraputanga. No dia 03 de junho, a equipe de monitores do projeto fará a escalada de uma montanha na região das furnas. O local será analisado pelos monitores para que, futuramente, seja incluído em novos roteiros das anarcos. Acompanhe o blog para ver as fotos da expedição deste sábado dia 29. Um abraço...saudações anárquicas....
22 de maio de 2010
PRIMEIRA EXPEDIÇÃO DO ANO REALIZADA COM SUCESSO
A primeira expedição prevista no projeto "Expedições Anarco-pedagógico-atemporais" do ano de 2010 aconteceu. Teve o acompanhamento dos monitores que compartilharam conhecimentos nas áreas de educação ambiental, geologia, geografia, engenharia florestal, biologia, arqueologia e história. Em alguns pontos da trilha foram feitas paradas estratégicas para que foss em analisados alguns aspectos significativos como formações rochosas, relevo e formação vegetal. O primeiro sítio visitado serviu à observação de pinturas rupestres, além disso, vários vestígios de ocupação pretérita daquele espaço puderam ser analisados. Tais vestígios remontam entre 800 a 1.200 anos AP. A trilha se realiza como uma importante ferramenta pedagógica, pois nelas os estudantes assim como os monitores, são colocados em contato direto com elementos representativos das diversas áreas de conhecimento exploradas na atividade. Dessa forma, aos estudantes e monitores que participaram da atividade de sábado, manifesto meus profundos agradecimentos e a minha mais elevada admiração, por estarmos juntos e construirmos conhecimento democrática e coletivamente. Parabéns a todos nós. Este é o espírito das "anarcos".
Professor Luiz Eugenio
16 de maio de 2010
MAIS ALGUMAS FOTOS DOS LOCAIS VISITADOS NA ANARCO DO DIA 22-05
fotos: lenon
Ocupando o abrigo de rocha do CERA I
Visual da Serra a partir do platô
Estudantes observam natureza em meio ao cerrado
Parada estratégica na piscicultura
Caminhada começou dentro da área da UEMS
Cavidades formadas pela ação das águas
Placa que indica o tombamento da área
A turma que participou da primeira anarco do ano
Visual da Serra de Maracaju, região limítrofe entre o Planalto
Aquidauana e a Planície Pantaneira.
3 de maio de 2010
EXPEDIÇÕES “ANARCO-PEDAGÓGICO-ATEMPORAIS” extrato do projeto
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE ENSINO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
ESCOLA ESTADUAL GERALDO AFONSO
GARCIA FERREIRA
AQUIDAUANA MS – MAIO A OUTUBRO DE 2010
O projeto “EXPEDIÇÕES ANARCO-PEDAGÓGICO-ATEMPORAIS” apresenta três aspectos fundamentais em sua concepção e realização: ensino, pesquisa e prática pedagógica. Para promover todas as áreas inerentes ao pleno desenvolvimento do projeto serão realizadas as atividades abaixo descritas, na seguinte ordem:
I-Expedição ao Sítio Arqueológico CERA I e CERA II; ( atividade realizada nos dias 22 e 29 de maio de 2010)
II-Expedição ao Sítio Arqueológico Córrego das Antas;
III-Expedição à Nascente do Córrego João Dias;
IV-Expedição ao Sítio Arqueológico Santiago de Xerez;
V-Visita ao Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;
VI-Produção de relatórios, material informativo, distribuição e publicação.
Todas as expedições serão realizadas pelos estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Geraldo Afonso Garcia Ferreira, acompanhados pela equipe de educadores e pesquisadores, além de uma equipe com conhecimentos de primeiros socorros.
As expedições serão realizadas em dias e horários apropriados, onde a estrutura de transporte e demais itens será viabilizada pela equipe de organização do projeto.Para as expedições, serão efetuadas pesquisas prévias de condições meteorológicas, estruturais e pedagógicas para sua execução satisfatória.
Será efetuado amplo e irrestrito registro fotográfico, audiovisual e documental sobre as expedições, nos quais cada área de ensino, pesquisa, além do estudantes imputarão suas análises, descobertas e demais aspectos referentes a toda a atividade. Esse registro comporá o acervo final do projeto.
.............................................................................................................
Se você tem interesse em conhecer o projeto na íntegra, envie email para:
projetoexpedicoes@hotmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)