25 de março de 2011

CONCEITO DE CAPACIDADE DE SUPORTE DO MEIO

Anarco Galera,


Já que nosso projeto utiliza do Meio Ambiente para acontecer, ou melhor, usamos o meio natural para garantir a preservação deste. O que é demais! Porém, como eu sempre falo, é preciso que saibamos a capacidade de suporte deste ambiente, para que busquemos a sustentabilidade da nossa proposta .


Clique no link abaixo e saiba mais:

Conceito de Capacidade de suporte do meio

Um anarco abraço,


Carol Urt

20 de março de 2011

ANARCOS IRÃO CURSAR DISCIPLINA DE MESTRADO COMO ALUNOS ESPECIAIS

 Os anarcos, Luiz Américo (letras), Digão (biologia), Francis (geografia) e Jaqueline(Biologia) irão cursar a disciplina História da Ciência como alunos especiais no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, do Departamento de Física da UFMS. A proposta do grupo é agregar conhecimento ao projeto e avançar nas relações institucionais e acadêmicas do projeto. As aulas serão ministradas uma vez por mês, pelo professor doutor João José Caluzi da UNESP, sendo as aulas,  sextas à tarde, sábado pela manhã e tarde.

18 de março de 2011

NESTE SÁBADO, 19-03, A LUA EM PERIGEU OFERECE ESPETÁCULO DEPOIS DE 20 ANOS


Se você tiver a impressão que a Lua está um pouco maior e mais brilhante neste fim de semana, existe uma razão para isso. A Lua Cheia deste sábado será uma super "lua perigeu" - a maior em quase 20 anos. Este fenômeno é bem mais raro do que a famosa Lua Azul, que acontece uma vez a cada dois anos e meio. As informações são da CNN.
"A última Lua Cheia tão grande e tão perto da Terra ocorreu em março de 1993", disse Geoff Chester, do Observatório Naval dos EUA, em Washington. "Eu diria que ela vale uma olhada."
Segundo o pesquisador, no perigeu a Lua fica cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que quando está no ponto mais distante de sua órbita, também conhecido como apogeu. "Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores do que as Luas que ocorrem no lado do apogeu da órbita lunar," diz o site da Nasa.
A Lua Cheia vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima ao horizonte por causa do que é conhecido como "ilusão da lua".
Mesmo que se tenha sensação de poder tocar o satélite, a Lua do sábado ainda estará a uma distância saudável - cerca de 356,577 km de distância.
A influência do satélite natural poderá ser sentido essencialmente nas marés, no entanto, os efeitos sobre a Terra são menores, e de acordo com estudos mais detalhados, a combinação da Lua estar em sua maior aproximação da Terra em sua configuração "lua cheia", não deve afetar o equilíbrio interno da energia do planeta.

16 de março de 2011

ANARCO INCLUSÃO: PROJETO TERÁ PRESENÇA DE 'DAs', IDOSOS E CRIANÇAS

Anarco 2011: inclusão de DAs, crianças e idosos
Em 2011, o Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais contará com a participação de estudantes deficientes auditivos. Eles serão monitorados e  acompanhados pelo estudante Cleudemir de Arruda, um antigo conhecido da anarco galera e também DA. Em reunião com a professora Sara, do setor local de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, o projeto foi apresentado e explicada a anarco metodologia das trilhas interpretativas. A presença destes estudantes agrega ainda mais valor pedagógico ao 'anarco' além de promover a integração entre os DA e os demais estudantes. A primeira expedição a ser realizada em 2011 será a Anarco Espacial que deverá ocorrer em meados de abril na área da UEMS-Aquidauana. Há ainda, em discussão a participação de um grupo de idosos, além da formação de um grupo de crianças que serão integradas ao projeto.

14 de março de 2011

Novas Anarco T-Shirts. Toda a criatividade e talento do anarco designer Heitor. Para adquirir a sua procure a Minéia

Iremos apresentar em breve as novas camisetas do anarco. Numa criação fantástica do Heitor, o nosso anarco designer, elas contribuirão para fortalecer a anarco estética. São dois modelos que custarão em média R$ 15,00.

13 de março de 2011

'PEDALADA PELADA' EM SÃO PAULO ALERTA PARA POLUIÇÃO E DESRESPEITO A CICLISTAS

A Pedalada Pelada percorreu o centro de São Paulo na noite de sábado, dia 12-03 para protestar contra a falta de segurança para os ciclistas, além de estimular o uso da bicicleta nas grandes cidades. Os carros movidos a combustíveis fósseis são grandes emissores de gases nocivos a atmosfera terrestre, agravando os efeitos do aquecimento global e potencializando a poluição do ar. A Pedalada Pelada reuniu cerca de 100 peladões pelas ruas de São Paulo. Alguns com o corpo pintado, fantasiados e ainda havia ciclistas totalmente nus. O evento ocorreu simultaneamente em várias grandes cidades do mundo e foi organizado via internet.

fotos: uol.com.br

12 de março de 2011

2011: ANARCO "BOOM"!!!!!!!!!!

O anarco atravessa um verdadeiro "boom". Nesta semana mais uma escola de Jardim demonstrou interesse em realizar uma anarco expedição. Por meio do Professor Alex, outro historiador que se interessou em conhecer o projeto de perto, os estudantes da EE Antônio Pinto Pereira estarão em Aquidauana para realizar uma anarco expedição e conhecer a metodologia de educação ambiental baseada em trilhas interpretativas interdisciplinares. O crescimento da demanda e do interesse estudantil pelo projeto demonstra que a simplicidade da anarco metodologia tende a expandir cada vez o alcance e os objetivos do Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais. Em Campo Grande, o Professor Anderson do Latino Americano está avaliando a possibilidade dos estudantes daquela unidade participarem de uma anarco ainda no primeiro semestre. O fluxo exigirá um nível de organização dos monitores e organizadores do projeto como nunca ocorreu. Na reunião de terça, 15-03 todos estes aspectos serão discutidos e os encaminhamentos necessários para que todos possam participar e somar conhecimento ao anarco. O reconhecimento do projeto como segundo melhor do Estado em 2010, entre os projetos de extensão da UFMS, colocou o anarco em franca expansão. Este ano estamos militando alguns recursos básicos junto a pró reitoria de extensão e assuntos estudantis a fim de garantir a realização de todas as atividades programadas. Sejam bem vindos. O interesse de vocês nos honram e anarquia será total.
Saudações anárquicas....

10 de março de 2011

Anarco poderá ser aprovado com ônus pela PREAE

Anarco: educação ambiental, pesquisa e ensino in loco
No ano de 2009, quando começou a ser desenvolvido, o Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais não tinha nenhuma vinculação institucional com a UFMS. Tratava-se de um projeto de ensino da Escola Estadual Geraldo Garcia, o qual contava com o empenho da direção e coordenação pedagógica da escola, e ainda, do gerente da UEMS em Aquidauana. Na ocasião, era realizado com a participação voluntária de alguns acadêmicos de Engenharia Florestal da UEMS, Geografia e Biologia da UFMS. Em 2010 conseguimos aprová-lo como projeto de extensão junto a PREAE-UFMS o que trouxe uma série de avanços à atividade, como por exemplo a certificação dos extensionistas e demais participantes. No ultimo encontro estadual de extensionistas da UFMS o Anarco foi classificado como 2º melhor proejto de extensão do estado. Agora em 2011, no reencaminhamento do projeto junto a PREAE estamos pleiteando aquisição de ônus. Os recursos, caso forem aprovados, irão viabilizar uma bolsa de extensão, além de uma série de outros aspectos relativos à estrutura e funcionamento do projeto. Uma das propostas é que o Anarco 2011 estenda sua realização a outros municípios, como por exemplo para a cidade de Jardim, onde os professores Pedro Coronel e Francis Torres deverão assumir a organização do Anarco por lá. Neste caso, o fundamental é que se garanta a mesma metodologia e os mesmos parâmetros de atuação, possibilitando, futuramente um vasto intercâmbio de experiências, quem sabe, num anarco encontro as margens do Rio da Prata. Outra proposta em discussão é a realização das anarco oficinas temáticas que deverão colocar em prática alguns conhecimento produzidos ao longo destes dois anos .O projeto está sendo encaminhado para análise ainda nesta semana e em breve estaremos cientes do retorno da PREAE.

8 de março de 2011

Outra escola de Jardim no 'Anarco'. Expedição à Furna dos Baianos contará com a presença da Cel. Rufino


Em 2011, a Escola Estadual Cel. Rufino, da cidade de Jardim, também irá participar do "Anarco". O professor Pedro Coronel, que ministra aulas de história, entrou em contato com a coordenação do projeto e está articulando a participação da escola em uma das expedições a serem realizadas em 2011. A princípio a expedição deverá ocorrer no mês de Abril, ou início de maio e  provável  destino será o Sítio Arqueológico Córrego das Antas(foto), localizado na comunidade Furna dos Baianos, nas proximidades do Distrito de Piraputanga, distante 34 Km de Aquidauana. O professor Pedro, juntamente com o Professor Francis, ambos atuantes em Jardim deverão ser integrados ao projeto para desenvolverem anarco atividades naquela cidade. Ainda no mês de março uma reunião entre a coordenação do Anarco e os professores deverá acertar todos os detalhes da extensão do anarco para a cidade de Jardim.

7 de março de 2011

Ponte de Piraputanga é arrancada pela enchente



O prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman confirmou que decretou ‘Situação de Emergência” pois Aquidauana está ilhada e a população está sofrendo muito com os transtornos.

Na ponte nova, um esforço do Governo Municipal com os parceiros, incluindo o Batalhão Carlos Camisão (Exercito) tornou possível a extensão da passarela para pedestres e a liberação da passagem de caminhões.

Enquanto passam as pessoas o fluxo de caminhões é interrompido e vice-versa.

A ponte sobre o Rio Aquidauana na região de Piraputanga, acesso a BR 262 passando pela pousada Sol Amarelo foi destruida e levada pela correnteza

5 de março de 2011

EFEITOS DEVASTADORES DAS CHEIAS DO AQUIDAUANA REVELAM SÉRIOS PROBLEMAS AMBIENTAIS


Os transtornos variados, prejuízos, doenças que se alastram, insegurança e outros problemas são apenas alguns aspectos negativos evidenciados pelas cheias do Aquidauana. Embora se trate de um processo natural e até previsível, dada a alta tecnologia de estudos climáticos disponível atualmente, fatores antrópicos agravam o quadro. Pode-se mencionar uma porção de procedimentos que resultam em assoreamento do rio, desmatamento de matas ciliares, atividades econômicas com potencial de danificar as condições naturais do rio, além é claro, da ausência total de políticas de urbanismo que criariam alternativas à ocupação ribeirinha. 
Neste ano de 2011, o projeto desenvolverá atividades no Rio Aquidauana, inclusive com a organização da Anarco Rio cujos objetivos serão a verificação e reconhecimento das condições ambientais do Aquidauana. Por hora, a solidariedade e o respeito à dor daqueles que sofrem com as perdas decorrentes da enchente deve orientar nossos comportamentos. 

3 de março de 2011

Anarco 2011: "João Dias - da nascente à foz" deverá ser a maior anarco da história do projeto

 

O projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais irá desenvolver em 2011 uma expedição histórica por toda a extensão do Córrego João Dias. A expedição partirá da nascente, localizada na área da Aldeia Limão Verde e percorrerá toda a extensão do João Dias até sua foz no Rio Aquidauana. A anarco expedição servirá para que os monitores realizem o levantamento das atuais condições hidrológicas, ambientais, florestais e demais aspectos referentes ao Córrego, avaliando a importância do desenvolvimento de ações urgentes que visem a garantia da vitalidade do João Dias. A atividade deverá acontecer ainda no primeiro semestre e contará com a participação dos anarco monitores, pesquisadores e convidados. João Dias, da Nascente à Foz deverá ter duração de uma semana e será efetuado o mais minucioso levantamento das atuais condições do João Dias. Todo o material coletado será apresentado à sociedade como forma de alerta para os diversos danos que o córrego vem sofrendo. Na primeira reunião do Anarco, realizada na última terça, dia 01-03 o assunto já foi discutido e os preparativos se seguirão após a realização da anarco Espacial que deverá ocorrer em meados de abril. 

2 de março de 2011

Gana vai pedalar bikes de bambu

Confecção artesanal das bikes
Cargueira de Bambu

Em Gana, andar de bicicleta não é decisão uma "verde" - é o jeito. Quer dizer, isso para quem pode arcar com o custo, já que a maioria anda a pé mesmo.Agora, dois projetos no país querem mudar isso com uma ideia simples: bicicletas feitas de bambu. Neste ano, o Bamboo Bike Project e o Ghana Bamboo Bikes Initiative devem começar a produção das magrelas populares na cidade de Kumasi. As bicicletas terão preços parecidos. 
O GBBI vendê-las por apenas US$ 55 (pouco mais de R$ 90) - mais barato que os modelos chineses à venda no país - com produção inicial de 800 unidades. Em novembro do ano passado, o projeto foi premiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como uma das 30 ideias capazes de promover o desenvolvimento sustentável no mundo.