28 de outubro de 2012

Anarco espacial lagoinha mobilizou comunidade



No dia 27 estivemos na Aldeia Lagoinha a convite do acadêmico de Turismo Airson. Além de uma conversa com a comunidade sobre a astronomia indígena, realizamos a observação do céu por meio do Oiadô du Céu Moacir Mello e do Galileoscópio. As crianças da aldeia aglomeraram em torno dos equipamentos e foram os grandes usuários das máquinas. Entre os astros observados, a Lua e o Planeta Júpiter que apareceu as 22:15 h. foram os mais concorridos. Além disso, podemos observar a nebulosa próxima ao cinturão de órion e algumas constelações. Além de Airson, a professora Sandra Cristina e outros orientandos seus estavam presentes e puderam contribuir com a atividade. Ao todo, somente nesta atividade, cerca de 200 pessoas entre crianças e adultos puderam contemplar o céu da Lagoinha sob o ponto de vista da etno astronomia. No próximo final de semana -03 e 04/11- estaremos no Assentamento Piúva 5 em Dois Irmãos do Buriti com oficinas, observação astronômica e trilha interpretativa.

24 de outubro de 2012

I Anarco Espeleo: um marco na anarco história - Do céu à terra e abaixo dela.


Estas imagens encerram nossa cobertura da I Anarco Espeleo. Já estamos organizando outras atividades que seguem. Dia 27, os anarcos irão à Aldeia Lagoinha, na Área Indígena de Taunay para realizar observação astronômica sob o referencial da Etno Astronomia. Dia 03 e 04 de novembro temos compromisso com a comunidade do Assentamento Piúva 5 em Dois Irmãos do Buriti e no dia 10 de novembro iremos à Guia Lopes da Laguna com o grupo todo. O Anarco não para e juntamente com o pessoal da Casa da Ciência, tudo é apenas um recomeço constante de algo que nunca vai chegar ao fim.
Fogo e luz. Noite e dia se completam....

Grupo saindo da ópera das rochas

Entrada do conduto principal da Gruta Dona Benedita: vai encarar?

Paul, Ringo, George e John... e o Paulinho

E lá no fundo tinha uma luz

Útero expelindo gente

Dentro da caverna tinha outras cavernas e dentro delas, mais outras....

Interação com a comunidade na valorização do céu da Serra da Bodoquena

What porra is this?????

É assim ó... galera é desse jeito aqui ó!!!!

Prundetinos, Bruna e Rodrigo na Gruta das Fadas

De olhos vermelhos em meio a espeleotemas

Esse aí já estava lá dentro

Mais imagens da anarco espeleo: desta vez, pelas lentes de Alex Regmunt

O povo chegou do jeito que deu....

Nelson, Jéferson e Dalponte e as águas calcáreas
Ninhos e mais ninhos
A galera montando acampamento
Alex e Nelson depois de beberem vinte litros de água
O céu da Serra da Bodoquena sem aparelhos
Cardeal tretando com sua imagem no retrovisor... "aqui no meu terreiro não maluco!!!!"
A I ANARCO ESPELEO PROPORCIONOU A TODOS MOMENTOS ESPECIAIS 
DE REFLEXÃO E DE RECONHECIMENTO. ALGUMAS CENAS SERÃO LEMBRADAS PARA SEMPRE COMO EXEMPLOS DA GRANDEZA DA NOSSA REGIÃO.



23 de outubro de 2012

ANARCO ESPELEO: GRUPO TERIA FEITO O MESMO NOS ANOS 1950

AO FINAL DOS ANOS 1950, ENQUANTO O RESTANTE DO PAÍS SE EMPOLGAVA COM O POSSÍVEL RETORNO DE VARGAS AO PODER, UM GRUPO DE ESTUDANTES, INDIGNADOS COM A SUPERFÍCIE MÍSERA E DESUMANA DECIDIU CONHECER O HIPOGEO E BUSCAR AS VERDADEIRAS ORIGENS. CANSADOS DA HIPOCRISIA DA SUPERFÍCIE RASA E DE SUAS DEMANDAS INESGOTÁVEIS, O GRUPO SE DESLOCOU ATÉ O LUGAREJO DE CAMPÃO, NA SERRA DA BODOQUENA, ONDE REALIZOU UM ENCONTRO CIENTÍFICO, CULTURAL E DE PESQUISA, CUJA PRINCIPAL MOTIVAÇÃO FOI A ANARCO ESPELEO EXPEDIÇÃO À GRUTA DONA BENEDITA. CONCOMITANTEMENTE  A ESTA ATIVIDADE, O GRUPO PROMOVEU UMA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA QUE FOI INTENSA E FEZ COM QUE TODOS SAÍRAM DA AÇÃO COM ALGUMA COISA DIFERENTE EM SEUS CORAÇÕES E MENTES, NESTA ORDEM, POR FAVOR. O EVENTO FOI CHAMADO DE I ANARCO ESPELEO, UM MIX DE ESTÍMULO À CURIOSIDADE HUMANA, A SOLIDARIEDADE E A BUSCA PELO CONHECIMENTO EMPÍRICO, ALÉM DE SE CONFIGURAR NUM RETORNO ÀS ORIGENS PÉTREAS DA HUMANIDADE. RELATOS INDICAM QUE, RECENTEMENTE, AGORA EM OUTUBRO DE 2012, UM GRUPO SEMELHANTE NA FORMA E NOS OBJETIVOS TENTOU FAZER O MESMO. A FOTO ACIMA FOI TIRADA POR ALEX REGMUNT E DATA DEUS SABE DE QUANDO... À ESQUERDA E DE CAMISETA BRANCA, HAMILTON PEREZ, CONHECIDO ENTUSIASTA DE MOVIMENTOS LIBERTÁRIOS, CHAMADO PELOS PUPILOS DE "ATALAIA DA CIÊNCIA"

QUEBRA CORPO: QUEBRANDO PARADIGMAS





 











A PASSAGEM PELO QUEBRA CORPO FOI UM VERDADEIRO BATISMO PARA TODOS OS PARTICIPANTES DA ANARCO ESPELEO. UM MIXTO DE ALÍVIO E EMOÇÃO EM VER DO OUTRO LADO OS PARCEIROS NAQUELA JORNADA LOUCA ÀS PROFUNDEZAS.....

21 de outubro de 2012

ANARCO ESPELEO: CÉU, TERRA E CAVERNA NA VEIA E NO CORAÇÃO DE TODOS



Depois de montar o acampamento, durante a noite na Praça Central da Cidade de Bodoquena foi realizada a observação do Céu da Serra da Bodoquena. A população da cidade, principalmente crianças compareceu em grande número e vários astros foram observados. Despertando e estimulando a curiosidade.






A espeleo expedição ocorreu em clima de grande expectativa e encanto. Além de fatores ambientais, espeleológicos, diversos campos do conhecimento da experimentação foram explorados durante as atividades. Inúmeros fatores foram trabalhados e a experiência de vivência no ambiente rural, em condições simples e ambientalmente adequadas agregou a todos os participantes aprendizados de difícil mensurabilidade devido a intensidade com que tudo de desenvolveu. Até a próxima...

17 de outubro de 2012

ANARCOS REALIZAM OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA NA EE "DÓRIS MENDES TRINDADE"


Na noite de 17 de outubro realizou-se na Escola Estadual Dóris Mendes Trindade, a convite da Professora Taís Baez, a Anarco Espacial Dóris Mendes Trindade. Além da contextualização e da apresentação das ações do Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o programa Stellarium, verificar seus possíveis usos e recursos. Além disso, foi realizada a observação do céu por meio do Oiadô du Céu Moacir Mello. Participaram das atividades os monitores Luiz, Nelson e Digão. Forma atendidos cerca de 100 estudantes de vários níveis de ensino.


A galera se divertiu co o Stellarium


A atividade contou com a colaboração da direção e da coordenação pedagógica da escola. A professora Sônia Nenmer acompanhou as ações disponibilizando todos os recursos necessários à realização da atividade. 

14 de outubro de 2012

Segunda etapa do Curso de Trilheiros foi adiada


Além de não termos arrumado um data show, a ausência da Enfermeira Neusa e de parte considerável dos participantes em razão dos festejos alusivos à Padroeira do Brasil que se realizavam no Distrito de Camisão, tivermos que adiar a realização da segunda etapa do Curso de Trilheiros. Uma nova data será marcada em breve e esperamos contar com a presença de todos os monitores e colaboradores do Anarco, vez que a temática deste encontro será de suma importância para a consecução de nossos trabalhos. Segurança em trilhas, primeiros socorros e identificação e procedimentos diante de animais peçonhentos. Lamentavelmente não conseguimos cumprir com a atividade, no entanto, o curso continuará em breve, provavelmente no próximo dia 27-10, sábado, no mesmo local e horários. Pedimos desculpas aos participantes que não foram avisados do cancelamento no período do sábado à tarde e contamos com sua compreensão.