Conectando 300 cidades de 30 países, o Festival Grito Rock se torna global em 2013. Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e este ano acontece entre o período de 01 de fevereiro a 03 de março. Nascido no ano de 2003, na cidade de Cuiabá (MT) por iniciativa do Espaço Cubo, o Grito Rock Festival se mostrar como uma alternativa da cena independente de música para os tradicionais festejos carnavalescos.
Com características de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão, o festival surge como um importante impulsionador às conexões em rede entre os produtores e artistas envolvidos, estimulando a comunicação integrada e a formação de agentes culturais em diversas cidades brasileiras. Nos anos de 2007 e 2008, o Circuito Fora do Eixo, rede de trabalho formado por mais de 72 Pontos Fora do Eixo em todo o país, realiza uma série de ações estruturantes com o foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, sustentabilidade e economia solidária e ainda sonorização e luz, adota o evento como um de seus projetos.
Na primeira edição, sob o novo comando, mais de 20 cidades participaram. No ano seguinte alcançou 50 pontos. Em 2009 atingiu a marca de 60 cidades e em 2010 o Grito Rock foi promovido em 80 pontos em todo o território nacional, sendo apresentadas mais de 500 bandas independentes. Em 2011 o Grito Rock, sob o comando do Circuito Fora do Eixo, filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes-Abrafin, com o apoio do Toque no Brasil, chegou a sua nona edição com um total de 132 cidades participantes, entre elas, cidades de outros países, tais como: Costa Rica, Panamá, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Guatemala, Honduras e El Salvador.
Conquistando espaços para além das terras brasileiras, esta edição consolidou-se como o maior festival integrado da América Latina.
Em Dourados, realizaremos a 2 edição. A idéia de promover o festival em Dourados surgiu em 2011 a partir da necessidade de ampliar os espaços de produção alternativa de música e arte, visto que a cidade sofre com a escassez de espaço físico para a circulação desses grupos.
Nesta segunda edição, continuaremos incentivando a participação de grupos independentes da região da grande Dourados e demais localidades do estado, dando oportunidade para que os artistas locais saiam das garagens de suas casas e mostrem seus trabalhos, para a cena independente da cidade, além de possibilitar a visibilidade destes artistas em toda a rede do festival, sendo oferecidas vagas para músicos de outras regiões do país.
ANARCO PARTICIPAÇÃO: EM CONTATO COM A ORGANIZAÇÃO DO GRITO ROCK O ANARCO TERÁ UM ESPAÇO PARA A DIVULGAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO PROJETO NESTES QUATRO ANOS DE TRILHAS INTERPRETATIVAS INTERDISCIPLINARES, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E OBSERVAÇÃO DO CÉU. ENVIAREMOS QUATRO INTEGRANTES QUE TERÃO IRÃO REPRESENTAR E APRESENTAR O ANARCO DURANTE O FESTIVAL. MONITORES INTERESSADOS EM INTEGRAR ESTA EQUIPE, FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO anarcotrails@hotmail.com