Participamos do Kaxena Yunákalu na Aldeia Lagoinha nesta quinta, dia 30. O clima de consternação era evidente e o evento se tornou uma celebração da vida e da luta pelo território. A presença do anarco teve com objetivo incluir a cultura celeste terena como parte do mosaico de elementos que definem o pertencimento à terra. Entre os participantes, lideranças locais, Marco Terena trouxe sua mensagem de esperança e de luta a todos.
31 de maio de 2013
30 de maio de 2013
ANARCOS PARTICIPAM DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM AQUIDAUANA E COXIM
Durante a Semana do Meio Ambiente estaremos participando da programação nas cidades de Aquidauana e Coxim, ambas localizadas em território Guaicurú. Colocadas na mesma área de ecótono Planalto / Planície, as cidades tem uma natureza similar. Em Coxim, Simão, Zamo e Cadu irão ministrar uma oficina sobre Trilhas Interpretativas Interdisciplinares, além disso irão realizar uma trilha numa área de conservação da cidade, tudo isso dentro da programação da Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do MS/Câmpus Coxim. Enquanto isso, em Aquidauana, os anarcos terão atividades na segunda, quarta, quinta feira e sexta feira. Serão Trilhas Interpretativas Interdisciplinares e Oficinas oferecidas pelo grupo a serem realizadas com várias escolas e comunidades da cidade. Os 'Prudentes' estarão na cidade e realizarão a "Oficina de Arqueologia no meio e meios de se fazer" na Furna dos Baianos. A semana terá ainda duas palestras e todos estão convidados. Na quinta a Professora Icléia Vargas, primeira coordenadora do Anarco em 2010, falará sobre Educação ambiental e cidadania no Campus II da UFMS a partir das 19 horas. Na sexta o Caluzi, colaborador institucional do Anarco da UNESP/Bauru irá falar sobre Tecnologia, biodiversidade e ciência na UEMS pela manhã e no IFMS/Câmpus Aquidauana no período da tarde. Teremos ainda a participação em todos os eventos do Coordenador de Mobilização Social e Educação Ambiental do Instituto Ekko Brasil, Anderson Palmeira que irá apresentar o Instituto em várias oportunidades durante a programação da Semana.
Tatu Literário. Criação de Mariana Sayuri |
18 de maio de 2013
Trilha deste sábado, 18-05 teve três estréias
"Carols" estreando no anarco, agora como monitoras |
Neste sábado, acompanhamos um grupo de jovens do PROJOVEM Guia Lopes da Laguna até o Sítio Arqueológico Córrego das Antas, localizado na Comunidade Quilombola Furna dos Baianos, no Distrito de Piraputanga. Mais uma vez puderam ser observados e estudados aspectos marcantes do nosso acervo patrimonial natural e histórico. Acompanhados pelos monitores Jéferson, Simão, Luiz Américo, Zamorano, Borel e Monieli, os estudantes tiveram a oportunidade de serem estimulados quanto ao reconhecimento e compreensão da grandeza patrimonial do MS e sua utilização para a Educação Ambiental e ao Ensino Informal de Ciências. A novidade da trilha deste sábado foi a participação das "Carols". Duas ex alunas da Escola Estadual Geraldo Garcia, as duas estão agora atuando como monitoras do anarco e como estão às portas da universidade podem ser estimuladas a encontrarem áreas de interesse a partir das atividades desenvolvida pelo projeto. Com elas, já são mais de 20 ex alunos do ensino médio que se agregam ao projeto, agora na condição de monitores. Esteve presente também o coordenador de mobilização social e educação ambiental Anderson Palmeira do Instituto Ekko Brasil, que acaba de instalar uma base de pesquisas na região, firmando assim, mais uma parceria entre as instituições e juntos irão realizar diversos trabalhos em prol da conservação do meio ambiente e proteção das espécies ameaçadas. Para conhecer mais visite o www.ekkobrasil.org.br e a página do projeto lontra no facebbok. No próximo sábado estaremos no Sítio Arqueológico CERA I e II. Mais uma vez agradecemos ao prestígio da Professora Roseli e de toda a equipe de Guia Lopes que sempre participam de nossas atividades.
Grupo observando a paisagem natural num dos mirantes da anarco trilha |
Luiz Américo, sempre presente, agora atuando como professor no Assentamento Gulhermina em Nioaque MS |
Anderson Palmeira, Coordenador de Mobilização e Educação Ambiental do Instituto Ekko Brasil (à direita) |
16 de maio de 2013
Tensão provoca adiamento de anarco ação em Dois Irmãos do Buriti
Os terena reivindicam a ocupação da área que já foi reconhecida como de posse permanente dos indígenas desde o ano de 2010. No entanto, como no Brasil as instituições estão à serviço de interesses econômicos o processo se arrasta desde então. Cansados de tanta morosidade e do pouco caso das autoridades, os índígenas resolveram dar uma acelerada no procedimento ocupando de uma vez as terras que se encontravam ocupadas por um cidadão que se intitula proprietário das mesmas. Provavelmente ele deve ter até uma escritura e deve ter morrido numa grana para ter as terras, procedimento muito comum em nosso estado e que define uma parte significativa do perfil fundiário do MS. Neste sentido, e diante do impasse a situação se tornou um tanto mais tensa nos últimos dias e por questões de segurança foi recomendado pela própria liderança da comunidade indígena que adiássemos a atividade marcada para esta sexta, dia 17 de maio. Em breve vamos marcar outra data e aguardamos o desdobramento dos fatos. Manifestamos desde já que nos colocamos ao lado dos Terena e contra o latifúndio que execra milhões de brasileiros colocando-os em situação de exclusão social, proliferando a miséria e o abandono. É isso que a maioria dos políticos e setores medíocres da sociedade gostam de chamar de "Estado" ou de "Ordem".
5 de maio de 2013
SÁBADO 11-05 TEM ANARCO TRILHA NO LIMÃO VERDE
Além da sub nascente do João Dias, grupo conhecerá o Mirante da Torre |
Assinar:
Postagens (Atom)