17 de junho de 2013

ACADÊMICOS DO IFMS/COXIM PARTICIPARAM DE ANARCO TRILHA EM AQUIDAUANA

Na última anarco trilha, realizada no sábado, dia 15/06 recebemos honrados a presença dos acadêmicos do IFMS/Coxim do Curso de Licenciatura em Química. O grupo, além de conhecer uma anarco trilha na pedra, na real, ainda teve a oportunidade de observar toda a anarco dinâmica de uma de nossas trilhas. A anarco trilha do Sítio Arqueológico CERA I e CERA II é um marco na história de nosso projeto, pois, foi lá em 2009 que tudo começou, sendo assim, um lugar especial para todos os anarcos. A visita dos acadêmicos coxinenses serviu também para que eles observassem todo o funcionamento de uma anarco trilha vez que após a Semana do Meio Ambiente, quando Simão, Zamorano e Raitynelli estiveram naquela cidade, surgiu o interesse em desenvolver um anarco por lá. A idéia é sensacional e vai agregar ainda mais valores libertadores aos processos formais de ensino, informalizando-os e os humanizando. Com criatividade e tolerância o anarco propõe uma metodologia baseada no anarquismo epistemológico que tem no tudo vale seu maior valor. Por este referencial, todos os aspectos epistemológicos capazes de serem observados numa trillha interpretativa interdisciplinar devem ser levados em consideração e explorados à exaustão, por uma anarco trilha reúne, poesia, ciência, arte, cultura e educação.... Obrigado ao Rafael e sua turma pela visita, tamo junto!!!!!!!!!

16 de junho de 2013

COM CHUVA E TUDO, TRILHA DO CERA REUNIU DIFERENTES GERAÇÕES DO ANARCO

A ÚLTIMA TRILHA INTERPRETATIVA INTERDISCIPLINAR REALIZADA PELOS ANARCOS, NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO CERA I e II, NO SÁBADO DIA 15-06 REUNIU VÁRIAS GERAÇÕES DE ANARCOS. DESSA VEZ FOI A VEZ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO CEJAR, ORGANIZADOS PELO PROFESSOR JOSÉ AMÉRICO QUE FORAM ACOMPANHADOS ATÉ OS ABRIGOS ROCHOSOS QUE OSTENTAM PINTURAS RUPESTRES E OUTROS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS DATADOS ENTRE 800 E 1.200 ANOS AP. COMO EM TODA ANARCO TRILHA, OS ASPECTOS GEOLÓGICOS, FLORESTAIS, ZOÓLOGICOS, CULTURAIS E HIDROLÓGICOS FORAM EXPLORADOS DURANTE AS FALAS DOS ANARCO MONITORES. DOIS FATORES TORNARAM ESTA ATIVIDADE AINDA MAIS INTERESSANTE.
NINGUÉM ARREGOU, E NA CHUVA A TRILHA FICOU MAIS INTERESSANTE - NA FOTO, TRÊS ANARCO GERAÇÕES
ALÉM DA CAROL, DEUSA E MIQUÉIAS QUE REPRESENTAM A RENOVAÇÃO DO PROJETO VEZ QUE VEM DIRETAMENTE DO ENSINO MÉDIO PARA ATUAREM COMO ANARCO MONITORES, NOVOS ACADÊMICOS COMO O TARCÍSIO DA ENGENHARIA FLORESTAL, O RETORNO DE ALAN (EX RASTA) A TRILHA CONTOU COM A PRESENÇA DE SIMÃO (PUTA VÉIA), ZAMORANO (MEIO PUTA VÉIA TAMBÉM), YANNE, BOREL E MONIELE QUE ENTRARAM PRA VALER NO PROJETO ESTE ANO. ALÉM DISSO A TRILHA TEVE A PRESENÇA DO POETA E ADVOGADO "DOUTOR", DO VIAJANTE CICLISTA ALEMÃO E DO COORDENADOR DE MOBILIZAÇÃO DO INSTITUTO EKKO BRASIL, ANDERSON PALMEIRA, JÁ ASSÍDUO FREQUENTADOR DAS ANARCO TRILHAS. ESTA MESCLA DE OLHARES E DE GERAÇÕES ENRIQUECEU AINDA MAIS A ANARCO TRILHA E PROPORCIONOU A TODOS UMA ATIVIDADE RICA E QUE CUMPRE OS OBJETIVOS DE APRESENTAR E ESTIMULAR O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DE NOSSA CIDADE. A TRILHA DESTE SÁBADO PODE TER SIDO UM MARCO NA HISTÓRIA DO ANARCO POIS OCORREU ONDE TUDO COMEÇOU HÁ CINCO ANOS ATRÁS E DEMOSTROU NOSSA CAPACIDADE DE RENOVAR E ATRAIR JOVENS PESQUISADORES E ESTUDANTES PARA A CAUSA DA PRESERVAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL. NA CHUVA, COM VONTADE E ALEGRIA.
A TRILHA FOI ORGANIZADA PELO PROFESSOR JOSÉ AMÉRICO DA ESCOLA CEJAR E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DAQUELA ESCOLA. EM VÁRIOS PONTOS DA TRILHA, OS ANARCO MONITORES PUDERAM ABORDAR TEMAS DIVERSOS E REPRESENTATIVOS DA NOSSA BIODIVERSIDADE. A RIQUEZA NATURAL E ARQUEOLÓGICO ESTIMULOU A TODOS.
TÍPICA PARADA PEDAGÓGICO REALIZADA NA TRILHA
REGISTRAMOS TAMBÉM QUE NA SEXTA FEIRA, DIA 14-06 O GRUPO DE TEATRO CENA AMBIENTAL FOI ACOMPANHADO PELOS ANARCOS ARIADNE, MAICON, BOREL E MONIELE ATÉ O SÍTIO ARQUEOLÓGICO CÓRREGO DAS ANTAS E ESTARÃO DE VOLTA EM AGOSTO PARA CONHECER AS DEMAIS ÁREAS DE ANARCO ATUAÇÃO.
GRUPO CENA AMBIENTAL CONHECENDO A ÁREA DA FURNA
à esquerda, Ariadne -IFMS- novíssima geração do anarco
RECADO: TODOS OS MONITORES DEVEM COMPARECER NA REUNIÃO DESSA SEGUNDA, DIA 17-06, AS 19 HORAS, NA UNIDADE II DA UFMS/CPAQ.

9 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente: anarcos atuaram em Aquidauana e Coxim

Durante a programação da Semana do Meio Ambiente, o pessoal do Anarco esteve presente em diversas ações em Aquidauana e Coxim. Em Aquidauana, na segunda feira, Paulinho, Simão, Carol Olive e Carol Mendonça ministraram a Oficina Cultivo Ecológico de Plantas Medicinais no CAIC Antônio Pace. Além disso, a Oficina de Arqueologia no meio e meios de fazer que aconteceu na furna dos Baianos também foi uma anarco trilha e contou com a presença de vários monitores do projeto. No sábado a anarco Carol Urt, agora no Instituto SOS Pantanal ministrou o minicurso Gestão Comunitária de Turismo e ainda teve a Oficina de Fabricação de Brinquedos com a Andréia Luíza, Cíntia e Alcimari. em todas essas ações membros do anarco se fizeram presentes e ajudaram a protagonizar tais atividades. 




A partir de quarta, dia 05 de junho, Simão, Zamorano e Raytinelli foram a Coxim para ministrar um minicurso sobre trilhas interpretativas como parte da programação da Semana do Meio Ambiente do IFMS/Câmpus Coxim. Além disso, realizaram uma trilha interpretativa interdisciplinar na área do Batalhão de Infantaria da cidade. As atividades serviram para estimular ainda mais nossa luta por uma pedagogia aberta e participativa, na qual todos podem e devem contribuir, absorvendo conhecimentos de todas as esferas da sociedade.