19 de maio de 2012

ANARCO PRO JOVEM VISITOU NASCENTE, ABRIGO DE ROCHA E MIRANTE DA TORRE NA ALDEIA LIMÃO VERDE

Grupo de estudantes "em cima da pedra mais alta"

A trilha interpretativa interdisciplinar realizada no sábado, dia 19/05 foi monitorada pelos anarcos Luiz Américo, Luiz Eugenio, Nelson, Zamorano, Simão e Eliezer. Ao todo, entre estudantes, professores e monitores, cerca de 30 participantes percorreram as rotas da Nascente do João Dias, do Abrigo Rochoso indo até o Mirante da Torre. Durante as trilha vários aspectos puderam ser discutidos entre abordagens dos monitores e observações diversificadas dos participantes. A atividade foi organizada pelas Professoras Roseli Zeli, juntamente com as professoras Marhy Oliveira e Lidiane Martins. A colaboração do Cacique Alberto (anarco parceiro desde 2010) garantiu a acolhida de costume, na qual ele compartilhou aspectos culturais da comunidade Terena da Aldeia Limão Verde. Depois de percorrerem mais de cinco mil metros nos três trajetos  explorados, os estudantes do Pro Jovem e do ensino médio da cidade de Guia Lopes da Laguna retornaram à sua cidade. Mais uma vez, compartilhou-se conhecimentos nas áreas de antropologia, cultura popular, geologia, geografia, história, arqueologia, biologia sempre voltado a valorização do patrimônio natural, cultural e histórico de nossa região. No próximo sábado tem mais, participe, consulte a anarco agenda ao lado.
Parada na trilha da nascente para explorar o curso sazonal do João Dias. Neste local foram explorados aspectos relacionados a formação geológica do ambiente, bem como, fatores hidrológicos representados por diversos aspectos.
Observação de bioindicadores: fartura pedagógica

Dificuldades no caminho só são vencidas em grupo

 A volta de Eliezer








Nelson explanando sobre os diferentes processos hidrológicos, geomorfológicos e pedológicos presentes no acervo natural da trilha da nascente.
Morcegos do Limão Verde: presença certa em abrigos rochosos  da região

Simão acompanhava o grupo que retornou do abrigo de rocha, na
foto, eles são vistos do alto do Mirante da Torre
Cacique Alberto "Anarco Mboinú" recebendo os participantes da anarco Pró Jovem

Eu entro, eu não entro....? No final todo mundo entrou no abrigo rochoso e visitou os salões internos



4 comentários:

  1. Que dia maravilhoso!! Valeu galera do Projovem, nossa primeira trilha. Valeu anarcos, até breve.

    ResponderExcluir
  2. Sábado maravilhoso com o pessoal do Projovem GLL na Aldeia Limão Verde.Fomos muito bem acolhidos pelo cacique Alberto e nos sentimos privilegiados por poder desfrutar de um cenário maravilhoso. Aprendemos muito com nossos novos parceiros Luiz Américo, Luiz Eugenio, Nelson, Zamorano, Simão e Eliezer do Anarco. Contamos também com a presença das amigas/professoras Marhy Oliveira e Lidiane Martins. Foi um sábado de superações. Maravilha! Espero que este tenha sido o primeiro de muitos encontros com essa galera. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Esperamos vcs para irmos ao Sítio Arqueológico CERA I e CERA II, Sítio arqueológico Córrego das Antas e ao Espaço Sideral, a bordo do Celestron Shimidt...

    ResponderExcluir

Dexie seu comentário a respeito da postagem!