16 de junho de 2013

COM CHUVA E TUDO, TRILHA DO CERA REUNIU DIFERENTES GERAÇÕES DO ANARCO

A ÚLTIMA TRILHA INTERPRETATIVA INTERDISCIPLINAR REALIZADA PELOS ANARCOS, NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO CERA I e II, NO SÁBADO DIA 15-06 REUNIU VÁRIAS GERAÇÕES DE ANARCOS. DESSA VEZ FOI A VEZ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO CEJAR, ORGANIZADOS PELO PROFESSOR JOSÉ AMÉRICO QUE FORAM ACOMPANHADOS ATÉ OS ABRIGOS ROCHOSOS QUE OSTENTAM PINTURAS RUPESTRES E OUTROS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS DATADOS ENTRE 800 E 1.200 ANOS AP. COMO EM TODA ANARCO TRILHA, OS ASPECTOS GEOLÓGICOS, FLORESTAIS, ZOÓLOGICOS, CULTURAIS E HIDROLÓGICOS FORAM EXPLORADOS DURANTE AS FALAS DOS ANARCO MONITORES. DOIS FATORES TORNARAM ESTA ATIVIDADE AINDA MAIS INTERESSANTE.
NINGUÉM ARREGOU, E NA CHUVA A TRILHA FICOU MAIS INTERESSANTE - NA FOTO, TRÊS ANARCO GERAÇÕES
ALÉM DA CAROL, DEUSA E MIQUÉIAS QUE REPRESENTAM A RENOVAÇÃO DO PROJETO VEZ QUE VEM DIRETAMENTE DO ENSINO MÉDIO PARA ATUAREM COMO ANARCO MONITORES, NOVOS ACADÊMICOS COMO O TARCÍSIO DA ENGENHARIA FLORESTAL, O RETORNO DE ALAN (EX RASTA) A TRILHA CONTOU COM A PRESENÇA DE SIMÃO (PUTA VÉIA), ZAMORANO (MEIO PUTA VÉIA TAMBÉM), YANNE, BOREL E MONIELE QUE ENTRARAM PRA VALER NO PROJETO ESTE ANO. ALÉM DISSO A TRILHA TEVE A PRESENÇA DO POETA E ADVOGADO "DOUTOR", DO VIAJANTE CICLISTA ALEMÃO E DO COORDENADOR DE MOBILIZAÇÃO DO INSTITUTO EKKO BRASIL, ANDERSON PALMEIRA, JÁ ASSÍDUO FREQUENTADOR DAS ANARCO TRILHAS. ESTA MESCLA DE OLHARES E DE GERAÇÕES ENRIQUECEU AINDA MAIS A ANARCO TRILHA E PROPORCIONOU A TODOS UMA ATIVIDADE RICA E QUE CUMPRE OS OBJETIVOS DE APRESENTAR E ESTIMULAR O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DE NOSSA CIDADE. A TRILHA DESTE SÁBADO PODE TER SIDO UM MARCO NA HISTÓRIA DO ANARCO POIS OCORREU ONDE TUDO COMEÇOU HÁ CINCO ANOS ATRÁS E DEMOSTROU NOSSA CAPACIDADE DE RENOVAR E ATRAIR JOVENS PESQUISADORES E ESTUDANTES PARA A CAUSA DA PRESERVAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL. NA CHUVA, COM VONTADE E ALEGRIA.
A TRILHA FOI ORGANIZADA PELO PROFESSOR JOSÉ AMÉRICO DA ESCOLA CEJAR E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DAQUELA ESCOLA. EM VÁRIOS PONTOS DA TRILHA, OS ANARCO MONITORES PUDERAM ABORDAR TEMAS DIVERSOS E REPRESENTATIVOS DA NOSSA BIODIVERSIDADE. A RIQUEZA NATURAL E ARQUEOLÓGICO ESTIMULOU A TODOS.
TÍPICA PARADA PEDAGÓGICO REALIZADA NA TRILHA
REGISTRAMOS TAMBÉM QUE NA SEXTA FEIRA, DIA 14-06 O GRUPO DE TEATRO CENA AMBIENTAL FOI ACOMPANHADO PELOS ANARCOS ARIADNE, MAICON, BOREL E MONIELE ATÉ O SÍTIO ARQUEOLÓGICO CÓRREGO DAS ANTAS E ESTARÃO DE VOLTA EM AGOSTO PARA CONHECER AS DEMAIS ÁREAS DE ANARCO ATUAÇÃO.
GRUPO CENA AMBIENTAL CONHECENDO A ÁREA DA FURNA
à esquerda, Ariadne -IFMS- novíssima geração do anarco
RECADO: TODOS OS MONITORES DEVEM COMPARECER NA REUNIÃO DESSA SEGUNDA, DIA 17-06, AS 19 HORAS, NA UNIDADE II DA UFMS/CPAQ.

Um comentário:

  1. Saudades de fazer trilhas junto com essa galera animada!!! Vai ter trilhas em julho professor Luiz??? Se tiver estou dentro!

    ResponderExcluir

Dexie seu comentário a respeito da postagem!