24 de junho de 2011

II Anarco Espacial 'Mais Profunda do Céu á Terra' - "O dia em que a Terra parou." Pelo tombamento do Céu








   Na noite de 23/06 para o dia 24/05 os anarco monitores do Câmpus de Aquidauana, enriqueceram o conhecimento acerca do planisfério celeste juntamente com os astro monitores do Clube de Astronomia Carl Sagan do Câmpus de Campo Grande, com uma aula noturna sobre a nossa Galáxia, ocasião em que foram esclarecidas eventuais dúvidas e compartilhadas informações sobre o céu. O grupo foi recepcionado pela Associação Negra Rural Quilombola Furna dos Baianos, que cedeu o local para a montagem do acampamento espacial e ainda elaborou um jantar baiano-pantaneiro especial para todoso os participantes.
     Todos os presentes na atividade receberam um mapa celestial que os auxiliou a identificar: Galaxy; Double Star, Variable Star; Diffuse Nebula; Planetary Nebula; Open Star Cluster; Globular Star Cluster e as Star Magnitudes ou na visão da etnoastronomia, a anta do norte, o veado, o índio velho e o tatu do sul, dentre outras constelações e corpos espaciais.
   Foram realizadas observações por meio de telescópio, binóculos e gps espacial: “A noite foi maravilhosa observamos um meteorito enorme, algo que nunca havíamos visto, daquele tamanho, foi um presente” assim resume a palavra de um dos alunos da Escola Estadual Geraldo Garcia presente no anrco acampamento espacial, convidado para este evento. “Algo lindo (asteróide) passou no céu, foi rápido, mas só quem estava ligado no céu da madrugada do dia 24/05 pôde ver."


Os acadêmicos da UFMS de Campo Grande (Física, Administração, Matemática, Tecnologia da Informação, Engenharia Ambiental) se acomodaram em suas barracas juntos com os acadêmicos monitores da UFMS/UEMS de Aquidauana (História, Agronomia, Biologia) no dia 24/05 realizou-se uma trilha no período matutino no sítio Arqueológico de Piraputanga “Córrego das antas”. Aí foi a hora dos anarcos apresentarem seu trabalho. A trilha interpretativa do Sítio Arqueológico Córrego das Antas foi uma oportunidade aos membros do Clube de Astronomia Carl Sagan conhecerem o anarco tratamento. A trilha durou cerca de duas horas e teve como ponto alto a interpretatção das pinturas rupestres do abrigo de rocha sob o ponto de vista da etnostronomia, salientando a idéia da anarco espacial do "Céu à terra". Houve trocas de conhecimentos entre os mesmos.


 Segundo o anarco Luiz Eugênio a II Anarco Espacial 'Mais Profunda do Céu á Terra', recebeu este nome por que no dia 23/05 houve a observação do céu e, na manhã de 24/05 houve a apresentação, pelos anarco monitores, da trilha interpretativa interdisciplinar e do acervo patrimonial do Sítio Arqueológico Córrego das Antas, composto de pinturas rupestres e petroglifos. Tais imagens podem representar profundas relações com o céu, gerando várias interpretações em torno de seu significado, as quais pode nos remeter a pensar: O que os Caçadores-coletores queriam expressar ao elaborar tais desenhos? Esta reflexão já era pensada anteriormente, o que realmente seriam aquelas imagens? Elementos da caça? Cotidiano? O que acontecia ali naquele lugar? Uma das hipóteses que surgiram após a parceria como Clube de Astronomia Carl Sagan é a de que, ao   analisar os conhecimentos da etnoastronomia, o abrigo de rocha do Sítio Arqueológico Córrego das Antas pode ter sido um observatório astronômico. A II Anarco Espacial 'Mais Profunda do Céu á Terra' foi uma expedição de saberes do céu  e da terra...lá podia.....

Por: Kenia Caroline (História).
Imagens: Kenia Caroline, Thays Baes e Rodrigo Nantes.




3 comentários:

  1. Uauuu!! Muito bom Kenia! Parabéns pelo trabalho de vocês, adoramos a recepção calorosa dos monitores do Anarco e da comunidade Furna dos Baianos. Esperamos novas oportunidades para trocarmos experiências.
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. No Anarco até a postagem é coletiva... e anárquica. em breve teremos a III Anarco Espacial:"Mais profunda ainda, do céu ao centro da terra na nascente do João Dias" Viva o envulvamento sedimentar.....

    ResponderExcluir

Dexie seu comentário a respeito da postagem!