10 de julho de 2011

09-07 - NASCENTE DO JOÃO DIAS: ESCOLA LUIZ MONGELLI PARTICIPA DO ANARCO

Os 'caras' do Mongelli na entrada da trilha
Neste sábado, 09-07, a Escola Estadual Luiz Mongelli participou do Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais. Num esforço da Professora Leici (história) e com o apoio da direção e  coordenação pedagógica da escola, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Trilha Interpretativa Interdisciplinar que demanda à Nascente do Córrego João Dias.


Aquela conversa preliminar antes da entrada ma trilha

Acompanhados pelos monitores Luiz Eugenio, Luiz Américo, Simão e Vanes Santos, os estudantes puderam compartilhar informações a respeito dos vários aspectos presentes na trilha. Foram observados fatores como a vegetação ciliar, a formação rochosa do local, aspectos hidrológicos além de várias abordagens referentes a ocupação da área pela sociedade Terena. Um outro elemento importante abordado durante a trilha é a reflexão sobre o estado do João Dias na área urbana da cidade, onde se encontra totalmente degradado. A trilha teve início por volta das 8:30 h e durou até as 11 horas.

O local, além de muito agradável para a caminhada em meio a mata, oferece um amplo acervo natural que estimula a discussão de várias áreas de conhecimento. O grupo retornou à escola pro volta do meio dia e ficou acertado que no segundo semestre, o Mongelli poderá organizar outra anarco expedição a uma das outras áreas de anarco atuação.
Superando, pedra por pedra, a trilha até a nascente
Estudantes abaixo de uma formação rochosa que lembra um abrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dexie seu comentário a respeito da postagem!